Home
 

 

O Papel do Vereador e as Eleições do dia 15 de novembro


O vereador é uma pessoa do meio do povo que ocupa cargo público eletivo e, portanto, é eleito pel@s eleitor@s para o exercício de poderes-deveres com o objetivo de zelar e cuidar dos interesses da municipalidade.

Em síntese, possui os seguintes poderes-deveres ou funções públicas essenciais:
1.Representa, dentro de um coletivo(Câmara Municipal), @s moradores da cidade;
2.Fiscaliza, com o auxílio do Tribunal de Contas do Estado, os atos da administração pública, como os atos do prefeito, d@s secretári@s, das autarquias, das fundações e das empresas públicas;
3.Julga as contas do Poder Executivo;
4.Julga @ prefeit@ em caso de processo de impeachment;
5.Tem o poder-dever de propor e votar os projetos de leis de competência do Município, mas precisa respeitar os princípios e as regras da Constituição da República, da Constituição do Estado, da Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno do Legislativo;
6.Propõe Políticas Públicas, entre as quais as de saúde, de educação, de desenvolvimento urbano e econômico, de cultura, esporte e lazer, de financiamento da cidade: as leis trazem em seus conteúdos as prioridades e as políticas públicas a serem implementadas pela gestão pública local;
7.O vereador tem o papel de contribuir com a informação e a formação política da comunidade, cuja finalidade é aumentar o nível de consciência política e de cidadania;
8.Deve ajudar na organização, e na mobilização d@s morador@s em torno de suas reivindicações justas em prol dos interesses coletivos.
9.O mandato de vereador tem que ser pedagógico para ajudar a combater o analfabetismo político, porque o analfabeto político é o pior dos analfabetos funcionais.

Neste sentido, eu me proponho a ser vereador para combater os males da política, como fisiologismo e o clientelismo políticos, a troca de favores e nunca ser um mero “despachante de luxo”, mas um protagonista da cidade.

Eu quero exercer o mandato de vereador junto com a população, por meio da Participação Popular, via o instrumento de um Conselho Político do Mandato e fazer Prestação de Contas dos minhas atividades para a municipalidade.

Vem comigo! Eu preciso do seu apoio e do seu voto para colocar as propostas que eu defendo em prática e, assim, mostrar a diferença.

Eu já fiz isto no passado e posso fazer muito mais junto com você.

Conto com seu imprescindível apoio e peço o seu voto!

Abraços fraternos.
Vanderlei Siraque-candidato a vereador-65013.

 

 

Esperança Santo André: eu acredito na mudança!

Esperança vem do verbo esperançar, vem do sentimento da possibilidade de mudança para melhor.

Esperança é acreditar que podemos mudar o estado de coisas ruins do presente, aprender com elas e apostar no futuro próximo que está para chegar.

Neste sentido, eu proponho às cidadãs e aos cidadãos de nossa cidade de Santo André acreditar e esperançar bons dias para a nossa gente, mas esperançar com ações reais, com mudanças concretas de rumos, como vagas para as nossas crianças nas creches; espaços de esporte, cultura e lazer para a nossa juventude da periferia; renda mínima para os sem emprego e sem renda; hospital e saúde para os nossos idosos; hospital de Utinga/Capuava; internet e inclusão digital para todas as pessoas e igualdade de oportunidades para os moradores de Santo André.

Vanderlei Siraque candidato a vereador-PCdoB-65013 e professora Bete Siraque-prefeita-13.

 

 

 

A POLÍTICA PÚBLICA DE SAÚDE DEVE SER INTEGRADA ENTRE A SAÚDE MENTAL E A SAÚDE FÍSICA DAS PESSOAS, INDIVIDUALMENTE E ENQUANTO PARTICIPANTE DA COMUNIDADE.

É preciso cuidar da mente e do corpo de forma integrada, tanto do ponto de vista da prevenção, quanto o da cura das doenças. A Política Pública de Saúde deve pensar o todo, ou seja, o ambiente onde as pessoas vivem e, assim, manter os ambientes saudáveis e transformar os ambientes insalubres.

Neste sentido, é essencial a preservação do equilíbrio ecológico ambiental, o saneamento básico e a água potável para tod@s, a segurança alimentar, a redução da violência e a busca da paz, o acesso às informações sobre o nosso corpo e a nossa mente, habitação digna e salubre, áreas públicas para a contemplação e a prática de esporte e lazer, como os parques, as praças e os jardins.

Então, são essenciais as ideias e as concretizações de políticas públicas referentes ao direito a cidade para a conquista de uma cidade agradável, saudável, educadora, participativa e segura.

Enfim, uma Santo André de tod@s: feliz e inclusiva!

Vanderlei Siraque.
candidato a vereador-PCdoB.-65013.

 
«InícioAnterior12345678910PróximoFim»

Página 1 de 120
 

Previsão do Tempo

Untitled Document

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados - Gabinete: 574 - Anexo: III - CEP: 70160-900 - Brasília - DF - Tel: (61) 3215-5574 Fax (61) 3215-2574 - E-mail: dep.vanderleisiraque@camara.leg.br - Conselho Político: Rua General Glicério, 276 - Centro - Sala 1 - Santo André - Cep: 09015-190 - Tel: (11) 4427-6588 - Email: siraque@siraque.com.br