Home Section Blog
Example of Section Blog layout (FAQ section)
Faltam políticas públicas e cresce a violência em São Paulo PDF Imprimir E-mail
Escrito por Vanderlei Siraque   
Seg, 30 de Novembro de 2009 14:32

 

Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo mostram: A violência em São Paulo continua crescendo. O aumento é na maioria dos crimes. A comparação do 3º trimestre de 2008 com o mesmo período deste ano mostra que subiram os crimes de sequestro, homicídio doloso, estupro, roubo, furto, roubo e furto de veículos e também o roubo de cargas e de bancos.

A situação é assustadora. Em todo o Estado, foram assassinadas 1.119 pessoas nos meses de julho a setembro deste ano – um aumento de 3% em relação a 2008. A variação mais alta foi contabilizada nos crimes de sequestro: 136% -11 casos em 2008 e 26 agora. O total de pessoas mortas em latrocínios (roubo seguido de morte) subiu 14% -74 para 82 vítimas.

Crimes contra o patrimônio, roubos e furtos tiveram alta de 18% e 6%, respectivamente. Com 64.399 roubos registrados, o 3º trimestre deste ano entrou para a história como o período em que mais crimes desse tipo ocorreram em todo o Estado. Em comparativo com o 3º trimestre do ano passado, os roubos aumentaram 18%.
O total de roubos – 64.399 – não inclui os casos de roubo de veículos, a bancos e de cargas.

O furto, delito que historicamente sempre foi o mais registrado nas estatísticas da criminalidade, subiu 6%.
No caso de crimes de estupro, houve aumento de 52% (de 863 para 1.311), mas a variação, segundo nota oficial da Segurança Pública, ocorreu por causa da mudança na lei, que passou a considerar estupro também casos de “atos libidinosos” e “atentados violentos ao pudor”.

A divulgação dos dados só demonstra o que todos nós sabemos: A administração tucana de José Serra não possui um plano de Segurança. Não há um combate efetivo contra a criminalidade em São Paulo. O governo de José Serra não trabalha políticas públicas de segurança, não se importa com direitos da pessoa humana e direito à vida, de modo a promover uma segurança cidadã e a cultura da paz.

Defendo e sempre defendi políticas públicas de segurança com promoção de valores éticos, culturais e de cidadania da população como fatores de proteção da sociedade, além do envolvimento compartilhado do Poder Público, das polícias e da sociedade civil organizada no estabelecimento de políticas públicas voltadas à prevenção, controle e contenção da violência.

As políticas de prevenção e contenção da violência, em todos os níveis, exigem investimentos em equipamentos, inteligência e infra-estrutura, na capacitação dos agentes responsáveis pela segurança e implantação de políticas sociais voltadas aos adolescentes e jovens e na geração de emprego e renda.

Enquanto o governo Serra dorme com as questões da Segurança, a população continuará a mercê da criminalidade.

Vanderlei Siraque é deputado pelo PT-SP e membro efetivo da Comissão de Segurança Pública e Vice-Presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Última atualização em Qui, 25 de Março de 2010 14:53
 
Contra o PLC 29/09 e o descaso com o magistério paulista PDF Imprimir E-mail
Escrito por Vanderlei Siraque   
Sex, 23 de Outubro de 2009 14:32

Contra o PLC 29/09 e o descaso com o magistério paulista

Durante todo o mês recebi centenas de mensagens eletrônicas de repudio ao PLC 29/09, que institui um polêmico sistema de promoção para os professores da rede estadual. Agradeço a todas e a todos que orientaram o meu voto contrário ao PLC com os valiosos e-mails.

O projeto do governador Serra, do secretário de Educação, Paulo Renato, e aliados do PSDB e DEM foi aprovado por 48 votos favoráveis e 21 votos contrários. Todas as emendas da oposição foram rejeitadas pela bancada governista, inclusive uma de minha autoria, que garantia a ascensão para todos os educadores que obtivessem uma nota mínima na tal “prova e avaliação”.

Reitero que votei contra o projeto em decorrência do mesmo discriminar professores, alunos e escolas, porque o Estado não pode partir do pressuposto que apenas 20% dos profissionais da educação serão bons e os outros 80% serão automaticamente rejeitados.

O projeto discrimina alunos, pois pela lógica do governo 20% dos alunos terão professores aprovados na avaliação e os outros 80% dos alunos terão professores reprovados. Então a qualidade do ensino, pela lógica assumida por eles, não será igual para todos os alunos.

Entendo que a discriminação fere o princípio constitucional da isonomia e igualdade entre as pessoas. A Constituição veda qualquer forma e discriminação.
O projeto não dá conta da redução da violência nas escolas, não se preocupa com a formação continuada para os educadores, joga na lata do lixo os professores aposentados, não tem preocupação com o módulo escolar completo e tampouco com o projeto pedagógico.

A educação deveria preparar os alunos e as pessoas para a cidadania e para o mundo do trabalho. Porém, não acontece nenhuma coisa e nem outra.
Na verdade o governo tem que pensar a educação não como um projeto do governador de plantão, mas como um projeto de Estado, como política pública de continuidade e aperfeiçoamento, independente de quem seja o governo ou partido político.

É lógico que defendemos um novo plano de cargos, de carreira, de salários e de promoção vertical e horizontal para todos os educadores, combinado com um novo projeto pedagógico.

Chega de culpar os professores e vamos jogar as responsabilidades em quem governa mal o Estado de São Paulo há 26 anos.

Abraços,

Deputado Vanderlei Siraque (PT-SP) – Membro efetivo da Comissão de Segurança Pública.

Última atualização em Qui, 24 de Janeiro de 2013 20:08
 
Polícia do PSDB tenta criminalizar movimento sindical cutista no RS PDF Imprimir E-mail
Escrito por Vanderlei Siraque   
Ter, 01 de Setembro de 2009 18:47

A cara de pau dos tucanos do Rio Grande do Sul é tal que precisa de uma grande quantidade de óleo de peroba, pois agora, além de um governo corrupto e inepto de sua governadora Yeda Crusius, tentam instalar um verdadeiro “Estado policialesco”, inspirado no fascismo de Mussolini ao indiciar sindicalistas da CUT e cometer violência desproporcional contra os sem-terras em desocupação, ocasião em que uma pessoa teve sua vida ceifada.Assim, dois sindicalistas, o presidente da CUT-RS, companheiro Celso Woiciechowski e a vice-presidente CPERS - Centro do Professorado do Rio Grande do Sul -, companheira Rejane Oliveira, foram indiciados pelo delegado da polícia civil Cleber Moura Ferreira por calúnia contra a governadora e por peculato (malversação de recursos públicos), embora a CUT não receba dinheiro público. Porém, o governo tucano o que fez com os recursos públicos?.

O fato é que a governadora não resolve o problema da segurança pública, não deixa instalar uma CPI para apurar denúncias de corrupção contra o seu governo, e ainda faz uso político de alguns servidores equivocados da polícia, quando estes deveriam estar investigando crimes, prendendo bandidos e até investigando as supostas irregularidades do governo tucano, como, quem sabe, de peculatos.

Acredito que a CUT e demais centrais sindicais não podem aceitar esta afronta que mexe com a dignidade do conjunto dos sindicalistas do país, com a liberdade de expressão, o direito de manifestação e até com a dignidade da função da polícia civil, que não pode ser instrumento político de uma governadora decadente.

Daí a minha solidariedade aos companheiros da CUT e da CPERS do Rio Grande do Sul e meu repúdio às atitudes da governadora e equívocos deste delegado, que aceitou ser instrumento da política suja.


 

 

 
Morador de Santo André tem 591% de chance de ter carro roubado PDF Imprimir E-mail
Escrito por Vanderlei Siraque   
Seg, 24 de Agosto de 2009 14:32

Morador de Santo André tem 591% de chance de ter carro roubado

O morador de Santo André tem 591% de chance de ter seu carro roubado. No município, tem-se 1 carro roubado para cada 405 pessoas, enquanto em Ribeirão Preto tem-se 1 carro roubado para cada 2.801 pessoas, ou seja, um morador de Santo André tem 591% a mais de chance de ter seu veículo roubado em relação à um morador de Ribeirão Preto, por exemplo.

Se compararmos os números da violência no período de janeiro a junho de 2009 com o mesmo período em 2008 nos municípios com população estimada entre 550 mil a 750 mil habitantes, verifica-se, em geral, pequenas oscilações para menos ou para mais.

Com exceção do aumento significativo do número de roubos no município de Sorocaba (50,5%) e do número de furtos de veículos no município de Ribeirão Preto (65,7%), onde as respectivas modalidades de crimes aumentaram em níveis superiores a 50%, nos demais municípios não houve grandes alterações.

Entretanto, apesar da baixa oscilação, quando consideramos o critério da proporcionalidade dos crimes em relação à população, se verifica disparidades gritantes nos níveis de violência entre os municípios comparados e o município de Santo André, na região do Grande ABC.

Em relação aos crimes de roubo, comparando o índice no município de Santo André com o município de Osasco, que também pertence à Região Metropolitana de São Paulo, os números também são muito desfavoráveis a Santo André, que apresenta uma taxa de roubo 83,9% -1 a cada 181- superior ao município de Osasco – 1 a cada 333. Santo André ainda apresenta taxa de roubo de veículos 127% maior do que Osasco.

Diante destas informações, podemos concluir que, além da violência no estado permanecer em níveis alarmantes, comprovando a absoluta ineficiência do PSDB no trato dos problemas relacionados à Segurança Pública, alguns municípios, como Santo André por exemplo, são muito mais castigados pelos altos índices de crimes violentos do que outros com as mesmas características demográficas.

Neste sentido, as políticas públicas de segurança no estado de São Paulo, diga-se de passagem, muito mal desenvolvidas nestes 12 (doze anos) de governos tucanos, além de mostrarem-se ineficazes no combate à criminalidade no âmbito do estado, não levam em consideração as desigualdades regionais. Do contrário, diferenças tão gritantes como as que elevam a criminalidade no município de Santo André a patamares tão além do suportável, não ocorreriam.

Última atualização em Qui, 24 de Janeiro de 2013 19:53
 
«InícioAnterior414243444546PróximoFim»

Página 44 de 46
 

Previsão do Tempo

Untitled Document

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados - Gabinete: 574 - Anexo: III - CEP: 70160-900 - Brasília - DF - Tel: (61) 3215-5574 Fax (61) 3215-2574 - E-mail: dep.vanderleisiraque@camara.leg.br - Conselho Político: Rua General Glicério, 276 - Centro - Sala 1 - Santo André - Cep: 09015-190 - Tel: (11) 4427-6588 - Email: siraque@siraque.com.br