Home Discursos

CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 271.2.54.O Hora: 11:12 Fase: OD
Orador: VANDERLEI SIRAQUE, PT-SP Data: 17/10/2012

O SR. VANDERLEI SIRAQUE (PT-SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sra. Presidenta, Srs. Deputados e Deputadas, estava ouvindo atentamente as palavras do nobre colega e xará, Deputado Vanderlei Macris, dizendo que existe uma tentativa do ex-Presidente Lula e do meu partido, o Partido dos Trabalhadores, de cercear a liberdade de imprensa.
Primeiro, isso não seria possível. Nós temos uma Constituição. Nós temos um Estado Democrático e Social de Direito. Então, a Constituição garante a liberdade de imprensa.
Agora, a mesma Constituição também garante a liberdade de expressão do ex-Presidente Lula e do Partido dos Trabalhadores.
O que nós notamos é o que o PSDB e setores da própria imprensa cerceiam a liberdade de expressão dos membros do Partido dos Trabalhadores e dos acusados pelo Ministério Público na Ação Penal nº 470, que está sendo julgada no Supremo Tribunal Federal.
Essa é a questão, quem deseja cercear a liberdade de expressão são os setores da imprensa do Brasil que só colocam um lado, e tem que haver os dois lados. Essa é a discussão. Quem está sendo cerceado quis calar a boca do Presidente Lula, quando era do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Tentaram calar a boca dos trabalhadores, quando nós formamos o maior partido da história deste Brasil, que mudou tanto a história do Brasil e também da América Latina. E ficam querendo comparar Brasil com Venezuela. A Venezuela cuida dos seus interesses lá, nós cuidamos dos nossos aqui. 
O Lula foi eleito e reeleito de acordo com as regras do jogo. Quem comprou voto para ser reeleito aqui foi Fernando Henrique, do PSDB, que mudou a Constituição para ser reeleito. Esse, sim, não cumpriu as regras previamente estabelecidas, criou regras novas no meio do caminho para ser reeleito. Se Lula quisesse, poderia ter feito isso, mas não o fez, e aí teve a candidata Dilma Rousseff, e José Serra, que levou uma lavada para Presidente e vai levar outra lavada para Prefeito de São Paulo, porque está negando sua própria história lá em São Paulo; fica com preconceito sobre orientação sexual, sendo que ele mesmo, como Governador, fez o kit gay, em São Paulo - de que, aliás, não discordo, porque é uma vergonha uma pessoa que foi Presidente da UNE ficar com preconceito. Hoje é preconceito contra orientação sexual, depois é preconceito racial, depois é preconceito contra os deficientes. É uma questão nazista. 
Eu jamais falaria... 
(O microfone é desligado.)
A SRA. PRESIDENTA (Rose de Freitas) - Vou pedir com carinho a V.Exa. que conclua, porque os demais Deputados serão prejudicados se V.Exa. exceder o tempo.
O SR. VANDERLEI SIRAQUE - Vou encerrar, Sra. Presidenta.
Qual é o problema da orientação sexual de uma pessoa? Tivemos grandes prefeitos que tinham opção. Problema deles. É como existe também na Inglaterra e em outros lugares.
Vamos parar com isso, senão quem está com arbitrariedade é o PSDB, que quer vir calar a boca do PT. Mas nós não vamos nos calar!


 

 




 

 

 

 

 

 

Última atualização em Qua, 06 de Março de 2013 20:01
 
 

Previsão do Tempo

Untitled Document

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados - Gabinete: 574 - Anexo: III - CEP: 70160-900 - Brasília - DF - Tel: (61) 3215-5574 Fax (61) 3215-2574 - E-mail: dep.vanderleisiraque@camara.leg.br - Conselho Político: Rua General Glicério, 276 - Centro - Sala 1 - Santo André - Cep: 09015-190 - Tel: (11) 4427-6588 - Email: siraque@siraque.com.br