<%@LANGUAGE="VBSCRIPT"%> www.siraque.com.br - Clipping

 

Busca
Área de Interesse
Tipo

Clipping

Diário do Grande ABC - 02 de julho de 1999

Emendas do ABC ficam de fora da LDO

Karen Camacho

Da Redação

As 13 emendas apresentadas pelos deputados do Grande ABC à LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) do Estado de 2001 ficaram de fora do texto final do projeto.

O relator do projeto, deputado Roberto Engler (PSDB), rejeitou as emendas. Os sete deputados da região reapresentaram as propostas com nova redação, em emendas de plenário, mas a maioria dos deputados, sustentação do governador Mário Covas, rejeitou as propostas na madrugada de sexta-feira. O relatório de Engler também não teve seu parecer avaliado pela Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia Legislativa, até a noite de quinta-feira. O tucano foi designado pela Mesa Diretora da Casa como relator especial do projeto e, por isso, emitiu o parecer em nome da Comissão. Mas o fato não agradou aos deputados, que se recusaram a votar o relatório sem o parecer da Comissão. Por conta do impasse, os deputados incluíram outras 15 emendas ao relatório, mas nenhuma da bancada da região.

Arrogância - Uma das emendas aprovadas, em demonstração clara de insatisfação com a atitude de Engler, é a que institui o Orçamento Participativo no Estado, prevendo audiências públicas em várias regiões e debates sobre os programas do governo do Estado. A emenda é de autoria de quatro deputados petistas, entre eles Vanderlei Siraque (Santo André) e José de Filippi Jr. (Diadema).

"O relator poderia ter sido mais elegante. Mas a arrogância dele acabou provocando sua derrota na Assembléia. O governo tem de rever isso", disse Siraque. O petista acredita que o trabalho deste ano ainda foi melhor do que no ano passado, porque algumas das principais reivindicações regionais estão incluídas no texto original da LDO, encaminhado pelo governador. Entre elas estão a extensão do metrô de superfície e o início da construção do trecho sul do Rodoanel metropolitano. No ano passado, quando a Assembléia discutia a LDO 2000, os deputados apresentaram 65 emendas ao projeto do governador.

Quando os deputados discutiam a LDO que planeja o Orçamento para este ano, Engler acatou 15 das 65 emendas de autoria dos deputados do Grande ABC, algumas em forma de subemendas. O relator, na época, justificou que a maioria das emendas foi rejeitada por ser pontual, ou seja, específica para programas envolvendo as cidades do Grande ABC e não todo o Estado. Este ano, foram 13 emendas, 20% do volume apresentado no ano passado.

O deputado Filippi, que representa a bancada do PT na Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia, ficou irritado com o fato de Engler não ter apresentado seu relatório para os demais oito membros da Comissão. "Foi um tratamento irresponsável e o relator chegou no limite do desrespeito e da falta de lucidez com os colegas, principalmente porque representamos nossas bancadas. Eu, por exemplo, estou na comissão em nome de 14 deputados do PT. Ele (Engler) teve uma postura condenável."

Emendas -As emendas apresentadas pelos deputados foram elaboradas com o apoio de técnicos do Consórcio Intermunicipal, com base em reivindicações regionais e acordos assinados entre a Câmara Regional do ABC e o governo do Estado. Os deputados reivindicavam a construção de 2 mil unidades habitacionais na região - além de outras 4 mil em áreas de proteção a mananciais -, a elaboração e implementação de um plano diretor de resíduos sólidos e a continuação no programa de recuperação da bacia Billings e o uso múltiplo de suas águas.

Os deputados queriam ainda o atendimento das demandas na Maternidade de Ribeirão Pires, no Hospital Nardini, em Mauá, e o funcionamento do Hospital Serraria, em Diadema. Ainda na área da saúde, os deputados solicitavam também a criação do Banco de Sangue Regional, vinculado à Faculdade de Medicina da Fundação ABC, e do centro de manutenção de equipamentos médicos e odontológicos e de formação profissional. Os deputados ainda propuseram a construção e reforma de cadeias na região com o objetivo de criar mais 2 mil vagas, a interligação das rodovias Anchieta e Imigrantes e a criação da Universidade Estadual do Grande ABC. No segmento de ciência e tecnologia, a bancada pleiteava oito centros setoriais integrados de pesquisa e desenvolvimento e dez Centros de Apoio e Difusão de Tecnologia para setores industriais como forma de apoio à pequena e média empresas.

Voltar

 

 

 

Fabio Taroda , 2001