<%@LANGUAGE="VBSCRIPT"%> www.siraque.com.br - Clipping

 

Busca
Área de Interesse
Tipo

Clipping

Diário do Grande ABC - 30 de junho de 1999

Assembléia aprova LDO com emendas favoráveis à região

José Afonso Primo

Colunista do Diário

O projeto de LDO (Lei das Diretrizes Orçamentárias), que vai orientar a preparação do Orçamento do Estado para o ano 2000, foi aprovado nesta quarta na Assembléia Legislativa em votação simbólica, na primeira sessão extraordinária do dia. A proposta segue de volta para o governador Mário Covas com 16 emendas que atendem a interesses do Grande ABC, nove delas mais específicas, apresentadas pela bancada da região. "O trabalho da bancada do Grande ABC foi excelente," avaliou o deputado Vanderlei Siraque (PT-Santo André).

Inicialmente, a bancada havia elaborado 65 emendas, mas o relator da LDO, Roberto Engler (PSDB) ignorou todas, alegando que eram pontuais. Nove foram reapresentadas, com algumas modificações, e acabaram aceitas. "Durante todo o processo, nós procuramos explicar aos deputados o princípio de não inclusão das emendas pontuais, porque isso estimula o clientelismo", disse Engler quarta. "Então pedi aos deputados para tirar esse viés estritamente regional, porque todas as emendas eram altamente positivas e enriqueceram o projeto", completou.

Entre as emendas que beneficiam a região destacam-se as seguintes: destinação de recursos para o Programa de Saneamento Ambiental da Bacia da Represa Billings; criação de planos estratégicos de desenvolvimento sustentado, elaborados pelas câmaras regionais instaladas pelo governo do Estado; ligação de pólos industriais às vias que facilitem o escoamento da produção; implementação de banco de sangue vinculado às faculdades de medicina geridas por fundações; e criação de Plano Diretor de Resíduos Sólidos no Estado de São Paulo.

No plano da promoção industrial, a LDO prevê a criação de excelências nas escolas técnicas pertencentes aos centros de Educação Tecnológica Paula Souza, visando desenvolver programas setoriais de apoio à difusão tecnológica para pequenas empresas dos setores industrial e agrícola; a promoção do desenvolvimento tecnológico e difusão tecnológica; e a viabilização do acesso das micros, pequenas e médias empresas às linhas de crédito do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e outros órgãos.

Houve ainda um destaque para difusão cultural, com a execução do Projeto Vera Cruz, dentro do convênio com o governo do Estado e a Fundação Padre Anchieta. Na área de segurança pública, a LDO destina recursos para a criação de programa de treinamento e capacitação de pessoal que atenda vítimas de violência doméstica.

Voltar

 

 

 

Fabio Taroda , 2001