<%@LANGUAGE="VBSCRIPT"%> www.siraque.com.br - Clipping

 

Busca
Área de Interesse
Tipo

Clipping

Diário do Grande ABC - 23 de junho de 1999

Relator acata emendas do Grande ABC

Karen Camacho

Da Redação

A Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia Legislativa aprovou quarta a inclusão das nove emendas reapresentadas pela bancada da região na proposta da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) estadual do ano 2000. As emendas foram aprovadas por recomendação do relator da lei, deputado Roberto Engler (PSDB), após serem acatadas em seu segundo parecer.

Depois de rejeitadas no primeiro parecer de Engler, as emendas receberam nova redação, deixaram de ter um caráter tão regional, motivo da rejeição inicial, e conseguiram 30 assinaturas de apoio. Engler afirmou que as propostas foram rejeitadas por ser muito específicas (em benefício do Grande ABC). No total, 246 emendas foram reapresentadas, 71 aceitas. Durante a primeira etapa, a bancada da região apresentou em conjunto 65 emendas, nenhuma foi acolhida integralmente, mas cinco foram reutilizadas pelo relator na forma de subemendas.

Para o deputado Vanderlei Siraque (PT-Santo André), Engler entendeu melhor as propostas do Grande ABC e a importância das reivindicações. "As emendas não são de autoria dos atuais deputados, foram construídas pela região ao longo de muitos anos", disse.

O deputado petista teve aprovada uma emenda individual que destina recursos para a capacitação dos servidores que tratam de vítimas de violência doméstica. Para o deputado José Augusto da Silva Ramos (PPS-Diadema), o resultado ainda não foi satisfatório. "Não foi bem o que queríamos, mas o relator precisa que as emendas tenham um perfil para aprová-las".

Ramos conseguiu aprovar quatro propostas individuais relacionadas à educação. O deputado Marco Tortorello (PPS-São Caetano) conseguiu aprovar, individualmente, sete emendas. Uma delas transformou-se em subemenda no primeiro parecer, e outras seis, também reapresentadas, foram aceitas no parecer desta quarta. Entre elas, uma que garante o término das obras hospitalares já iniciadas, o que beneficiaria a região, que tem o Regional de Clínicas, em Santo André, e o Hospital Nardini, em Mauá.

O deputado Ramiro Meves (PL-São Bernardo) apresentou individualmente uma emenda da bancada, numa estratégia para garantir sua aprovação. A emenda garante a continuidade do projeto Vera Cruz, em São Bernardo.

O deputado Roberto Engler, relator da LDO, foi procurado pela reportagem do Diário para comentar seu novo parecer, mas até o fechamento desta edição não deu retorno.

Voltar

 

 

 

Fabio Taroda , 2001