<%@LANGUAGE="VBSCRIPT"%> www.siraque.com.br - Clipping

 

Busca
Área de Interesse
Tipo

Clipping

Diário do Grande ABC - 13 de junho de 1999

Deputados definem lobby para emendas

Adriana Cardoso

Da Redação

A bancada da região na Assembléia Legislativa realiza nesta segunda a primeira audiência pública para definir as estratégias de aprovação das 65 emendas do Grande ABC à LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) do governo estadual do ano que vem. A reunião vai acontecer no Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), a partir das 19h.

Além dos sete deputados da região, devem participar do encontro os sete prefeitos e organismos da sociedade civil, como o Fórum da Cidadania do Grande ABC. Também foram convidados o relator da LDO, o deputado Roberto Engler (PSDB), e o líder do governo do Estado na Assembléia, Walter Feldman.

"Pretendemos sensibilizar as lideranças do governo estadual, argumentando que muitas das prioridades incluídas nas emendas, são, na verdade, propostas já assinadas em acordos anteriores feitos em parceria com a região e que não foram executadas", explicou o deputado Vanderlei Siraque (PT).

Siraque ainda enfatizou que, mesmo com a apresentação e defesa das emendas feitas pelos deputados, é importante que a região pressione a Assembléia para atender às reivindicações.

Qualidade - Para o coordenador do Fórum da Cidadania do Grande ABC, Carlos Augusto César, o Cafu, a reunião desta segunda é, na verdade, uma continuidade da série de debates Vote com Qualidade no Grande ABC, realizada pela entidade durante a campanha eleitoral do ano passado.

"Os deputados estão de parabéns por terem se unido na elaboração das emendas. Mas não podemos deixar de continuar cobrando deles os compromissos firmados na campanha eleitoral", disse Cafu.

Segundo o coordenador do Fórum, a região precisa convencer o governo da importância para a região a aprovação das emendas. "Por meio da articulação, também temos de demonstrar o quanto o Grande ABC é importante para o Estado."

Para Cafu, é ainda necessário que se promova um debate no sentido de fazer com que o Estado não argumente falta de recursos - assim como ocorreu com os acordos firmados com a Câmara Regional do ABC - para não contemplar aquilo o que foi pedido.

A Assembléia tem até o dia 30 para votar a LDO deste ano, junto com as emendas. Além da reunião com as lideranças, os deputados também articulam um encontro com o governador Mário Covas.

As áreas mais contempladas nas emendas foram a de saúde (13), ciência, tecnologia e desenvolvimento econômico (11), transportes (6), recursos hídricos, saneamento e obras (6) e meio ambiente (5).

As reivindicações receberam, ainda, uma força extra da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André). A entidade empresarial encaminhou uma carta aos 94 deputados estaduais pedindo empenho na aprovação das propostas.

O presidente da Acisa, Saul Gelman, disse que a iniciativa é um reconhecimento do esforço dos sete deputados na elaboração das propostas e uma forma de chamar a atenção da Assembléia para as reivindicações.

No entender dele, a atitude pode fazer com que os deputados analisem com mais profundidade as propostas antes de votá-las. Gelman ainda defendeu que, entre as prioridades contempladas, a questão da segurança deve ser a analisada com mais profundidade pelos parlamentares.

Voltar

 

 

 

Fabio Taroda , 2001