<%@LANGUAGE="VBSCRIPT"%> www.siraque.com.br - Clipping

 

Busca
Área de Interesse
Tipo

Clipping

Diário do Grande ABC - 07 de maio de 1999

Emendas do ABC chegam às mãos dos deputados

Marco Borba

Da Redação

Os sete deputados da bancada do Grande ABC na Assembléia Legislativa vão passar o fim de semana analisando as sugestões de emendas à LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) do Estado do próximo ano. Eles receberam na sexta o pacote de propostas dos técnicos do Consórcio Intermunicipal, entidade que representa os sete municípios da região. O prazo para a apresentação dessas emendas se encerra nesta segunda-feira. Assembléia tem até o dia 30 de junho para votá-las.

Após vários dias de discussão, os representantes da região chegaram a um total de 57 emendas, sendo 32 inéditas e 25 repetidas de anos anteriores e que acabaram não atendidas pelo governo do Estado na definição do Orçamento. As emendas novas foram elaboradas na última quarta-feira por secretários de Finanças e de Desenvolvimento Econômico dos municípios.

De acordo com os parlamentares, a análise das propostas será feita entre hoje e amanha. Eles querem detalhar o pacote para fazer a redação final. "Se não houver propostas técnicas corretas, podem não ser aprovadas", disse Vanderlei Siraque. "O trabalho tem de ser bem elaborado para que não haja confusão", completou Marcos Tortorello (PPS-São Caetano).

O pacote de emendas vai priorizar as áreas de desenvolvimento econômico e de geração de empregos, apoio às micro e pequenas empresas, requalificação profissional e atendimento social. Setores como saúde, meio ambiente e segurança, entre outros, também serão contemplados. Na área da saúde, deputados e prefeitos querem que o governo ajude na manutenção dos hospitais regionais e amplie de R$ 0,7 para R$ ,050 a destinação de recursos aos atendimentos do SUS (Sistema Único de Saúde).

No setor do meio ambiente, defendem a ampliação do sistema de proteção dos mananciais e, na questão da segurança, querem o aumento de cursos de qualificação do efetivo da Polícia Militar na região. Há cinco anos a região vem apresentando emendas conjuntas. No ano passado, segundo Dória, foram apresentadas 39, das quais cerca de apenas dez foram contempladas pelo governo. "São obras que estão sendo concluídas ou em andamento", disse o assessor técnico do Consórcio Intermunicipal. Representantes de prefeitos e deputados da região se reúnem na Assembléia Legislativa, no próximo dia 17, às 9h (plenário Tiradentes), para traçar as estratégias para a aprovação das emendas.

Uma das idéias apontadas por Siraque é a de que os prefeitos também façam um trabalho conjunto na Assembléia. "Esse trabalho tem de ser o do convencimento. Eles têm de bater de porta em porta nos gabinetes para falar da importância da aprovação dessas emendas para a região."

A prefeita de Ribeirão Pires e presidente do Consórcio Intermunicipal, Maria Inês Soares, disse que pretende realizar um debate na região com o relator da Comissão de Diretrizes Orçamentárias (o nome ainda não foi definido) que vai analisar as emendas.

Segundo a prefeita, as reuniões da Câmara Regional com secretários do governo também servirão como ponte para a cobrança no atendimento às emendas. "Queremos aprovar o maior número possível e depois trabalhar para que elas sejam inseridas no Orçamento do ano 2000", disse. O governo tem até o dia 30 de setembro para enviar a peça orçamentária ao Legislativo paulista.

Voltar

 

 

 

Fabio Taroda , 2001