<%@LANGUAGE="VBSCRIPT"%> www.siraque.com.br - Clipping

 

Busca
Área de Interesse
Tipo

Clipping

Diário do Grande ABC - 05 de maio de 1999

PT pode ter terceiro pré-candidato à presidência

Juliana Gattone

Do Diário do Grande ABC

O PT poderá ter uma terceira opção para as prévias de candidato à Presidência da República. Segundo deputados do Grande ABC, a linha da esquerda do partido tem a intenção de, na próxima quinta-feira, eleger um novo nome. Um dos cotados seria o da senadora Heloísa Helena (PT-AL). Hoje, o partido tem uma opção oficial, o senador Eduardo Suplicy, e outra informal, o presidente de honra do partido, Luiz Inácio Lula da Silva, que ainda não confirmou sua pré-candidatura.

O deputado federal Ivan Valente (São Caetano) acredita que esta terceira opção melhora o debate programático do partido. "Lula e Suplicy são candidaturas dentro do mesmo campo. Um nome do campo da esquerda forçaria debates sobre a dívida externa, privatizações e reforma agrária. Por isso, temos pré-disposição de lançar esta terceira candidatura", disse.

Para o deputado estadual Wagner Lino (São Bernardo), o terceiro nome é importante porque sai da polarização. "As prévias são essenciais porque o candidato ouve o partido."

O deputado estadual Vanderlei Siraque (Santo André) diz apoiar Lula completamente. "Não sei se as prévias vão ocorrer. Acho que Lula deve ser candidato sem as prévias", disse Siraque.

Para o deputado, Lula ganharia as prévias. "Apesar do Suplicy ser um grande senador e ter um trabalho que orgulhe o PT, para presidente, Lula é o mais preparado, conhece o Brasil. Ele tem mais a cara do PT. Suplicy tem mais a cara do parlamentar", afirmou.

Já para o deputado Wagner Lino, o terceiro candidato terá seu apoio. "A articulação dá direito do Suplicy participar das prévias. Todo militante tem direito de disputar qualquer cargo. Ele é um senador reconhecido, uma figura que fortalece o partido", disse o deputado.

O deputado estadual Donisete Pereira Braga (PT-Mauá) diz que o apoio do Grande ABC ao Lula deverá acontecer por ele ser da região e por já contar com 30% nas pesquisas de opinião. "Respeitamos a posição do Eduardo Suplicy, até porque o PT sempre defendeu a democracia interna, mas no ABC a tendência majoritária é apoiar o Lula em uma prévia", afirmou.

Para o deputado federal Luiz Carlos da Silva, o Luizinho, (PT-São Caetano) o debate é embrionário, mas sem dúvidas ele apóia Lula. "É preciso primeiro abrir o processo das prévias com mais calma. Ainda não tem prazo claro para a votação", disse. Para ele, Lula é o sentimento de oposição. "Ele fez as campanhas eleitorais vitoriosas, fez do PT o maior partido de oposição e, por isso, tem condições de ganhar. Chegou a hora do PT reconhecer isto."

Luizinho diz que Lula tem o maior número de votos. "Eu vou aos bairros, converso com militantes, mulheres, juventude, tenho dialogado com as pessoas. As bases estão com o Lula", afirma o deputado. "Lula colocou o PT em três governos do Estado, aumentou a bancada no Senado e nos trouxe a disputar 16 capitais. Neste momento, de profunda crise no governo, o PT não pode trocar. Lula é a cara e a alma do PT. Suplicy não tem chances de forma alguma", disse.

Genoíno deve sair para governador

Do Diário do Grande ABC

Embora tenham ficado focadas apenas no âmbito nacional, as prévias no PT também valem para o Senado e para o governo dos Estados.

Em São Paulo, para governador, o nome mais cotado pelo partido, por enquanto, é o do deputado federal José Genoíno.

Especulações levaram também a um nome forte na região, o do prefeito de Santo André, Celso Daniel, que negou que fosse sair candidato. Seu nome também foi cogitado como candidato a senador. Mas a informação também não foi confirmada.

Assim como as lideranças petistas da região estão com Lula, é visível também o apoio do partido no ABC a Genoíno.

O deputado estadual Vanderlei Siraque definiu o quadro. "Até junho do ano que vem pode sair: Genoíno para governador de São Paulo e Lula para a Presidência." Para ele, se Celso fosse candidato ao governo já teria apoio. "Eu o apoiaria", afirmou.

Ele também aposta alto. "O PT vai ganhar as eleições em 2002 tanto para o governo do Estado quanto para a Presidência da República", disse.

O deputado estadual Donizete Braga (PT-Mauá) concorda com o posicionamento para o governo de São Paulo.

"Genoíno se apresentou na Assembléia (Assembléia Legislativa de São Paulo) e ele foi o único do partido que se posicionou oficialmente até agora. Acho mesmo que ele será o único", afirmou.

Voltar

 

 

 

Fabio Taroda , 2001