<%@LANGUAGE="VBSCRIPT"%> www.siraque.com.br - Clipping

 

Busca
Área de Interesse
Tipo

Clipping

Diário do Grande ABC - 03 de maio de 1999

Prefeitos da região cobram obras do metrô

Marco Borba

Da Redação

A garantia de verbas para trazer o metrô de superfície até o Grande ABC será uma das principais emendas propostas pela região à LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) do Estado do ano que vem. Pelo projeto da Secretaria de Transportes Metropolitanos, as obras do metrô, que chegaria a São Caetano partindo da estação Sacomã (ramal Paulista), serão iniciadas só em 2002.

A prefeita de Ribeirão Pires e presidente do Consórcio Intermunicipal, Maria Inês Soares (PT), disse segunda-feira de manha, durante reunião com representantes dos demais municípios do Grande ABC, que as propostas ainda estão sendo detalhadas e serão encaminhadas à Assembléia Legislativa até quinta-feira. O prazo para a entrega de emendas termina na sexta-feira.

Há cinco anos, as emendas do Grande ABC vêm sendo apresentadas em conjunto. No ano passado, os deputados da antiga legislatura apresentaram 40 emendas coletivas. Desse total, segundo o assessor técnico do Consórcio Intermunicipal, Antonio Dória, dez foram atendidas pelo governo do Estado. "São obras que já foram concluídas ou estão em andamento, como os piscinões, ou que o governo inseriu na LDO deste ano."

De acordo com Maria Inês, outra idéia é transformar em emendas as reivindicações da Câmara Regional e do Consórcio que ainda não foram atendidas pelo governo. "Mas ainda vamos conversar com os deputados da nossa região para saber se faremos isso". A prefeita disse ainda que, além dos pontos consensuais já traçados pela Câmara Regional, também poderão fazer parte do pacote de emendas sugestões que venham a ser apresentadas entre esta terça e quinta-feira pelos prefeitos.

O deputado Vanderlei Siraque (PT-Santo André) avaliou, no entanto, que, devido ao curto prazo para a apresentação das emendas, deverão entrar somente as que já são consenso no Fórum da Cidadania, Câmara Regional e Consórcio Intermunicipal. "Mas isso não significa que não acolheremos novas propostas. É preciso que se diga, entretanto, que essas propostas precisam ter um caráter social e estar bem detalhadas tecnicamente. Do contrário, podem não ser aprovadas", disse.

O deputado petista também conclamou aos prefeitos da região a fazer lobby na Assembléia e no governo. "Não adianta fazer as reuniões e esperar o resultado. Os prefeitos têm de bater de gabinete em gabinete na Assembléia e marcar presença na sala do governador. É aqui que aprovamos os projetos, mas é no Executivo que eles podem ser vetados." A destinação de recursos para a reforma do Pavilhão Vera Cruz, em São Bernardo, é outro item que poderá ser apresentado como emenda à LDO.

Voltar

 

 

 

Fabio Taroda , 2001