<%@LANGUAGE="VBSCRIPT"%> www.siraque.com.br - Clipping

 

Busca
Área de Interesse
Tipo

Clipping

Diário do Grande ABC - 01 de maio de 1999

Orçamento mobiliza deputados

Paulo Carneiro

Da ARN, em São Paulo

A bancada do Grande ABC na Assembléia Legislativa ultrapassa os primeiros 35 dias de trabalho com a promessa de ampliar a atuação conjunta em defesa dos interesses da região na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). Na atuação individual, o deputado Marquinho Tortorello (PPS-São Caetano) ganhou destaque no período graças à repercussão do requerimento de abertura da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Eletropaulo Metropolitana, mas os outros seis deputados afirmam que também deram sua cota de colaboração.

O deputado Newton Brandão (PTB-Santo André) destaca sua atuação como membro do Conselho de Ética da Assembléia e como relator do Projeto de Lei 325/96. "As atividades de um parlamentar não se resumem à apresentação de projetos", afirma Brandão. Entre outras ações, ele apresentou moção ao presidente da República solicitando medidas para "coibir a proliferação dos aparelhos de medição de velocidade, os chamados radares de trânsito". Segundo Brandão, os radares estimulam o desenvolvimento da indústria das multas e "tiram da penalidade o caráter educativo".

Já Vanderlei Siraque (PT-Santo André) apresentou moção à Câmara e ao Senado solicitando a ampliação da Medida Provisória que propõe o refinanciamento da dívida dos Estados e municípios. Siraque também apresentou requerimento pedindo informações detalhadas sobre os sistemas que abastecem de água a região metropolitana de São Paulo.

Mas o deputado destaca também sua participação em atividades ligadas ao Grande ABC, como no projeto Pela Vida, Não à Violência, lançado no final de março pela Prefeitura de Santo André. "O desemprego na região é uma coisa que me preocupa muito. Tenho utilizado sistematicamente o plenário para denunciar o fato".

O deputado José de Filippi Jr. (PT-Diadema) apresentou moção pedindo o aproveitamento no projeto de reforma tributária, em debate no Congresso Nacional, das emendas elaboradas pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Filippi também está preparando um projeto propondo a remoção de pedágios em regiões metropolitanas. "A experiência que temos em Diadema desaconselha esse tipo de recurso, que só prejudica a população".

Líder do PPS na Assembléia, o deputado José Augusto Ramos (Diadema) atravessou os primeiros 35 dias sem grande destaque. Segundo ele, as articulações para ampliar a bancada do PPS, atualmente com três deputados, consumiram boa parte do seu tempo. "Dentro das possibilidades, trabalhei em prol da região, atendendo às demandas apresentadas pela população", disse.

Voltar

 

 

 

Fabio Taroda , 2001