<%@LANGUAGE="VBSCRIPT"%> www.siraque.com.br - Clipping

 

Busca
Área de Interesse
Tipo

Clipping

Diário do Grande ABC - 01 de fevereiro de 1999

Deputados da região defenderão emprego

Jorge Vasconcellos - Da ARN em Brasília

A Câmara dos Deputados iniciou nesta segunda sua 51ª legislatura com três representantes do Grande ABC, dois a menos do que há quatro anos. A prioridade dos parlamentares da região, independentemente das diferenças partidárias, é a geração e manutenção do emprego, sobretudo no setor automotivo.

A região será representada pelos deputados eleitos Jair Meneguelli (PT-São Caetano) e Luiz Carlos da Silva (PT-Santo André), o professor Luizinho, e o reeleito Duílio Pisaneschi (PTB-Santo André). Os três deputados federais, em entrevista ao Diário, manifestaram apoio à proposta de redução de impostos e da renovação de frota de veículos, que foi apresentada na semana passada ao presidente Fernando Henrique Cardoso pelos presidentes dos sindicatos dos Metalúrgicos do ABC, Luiz Marinho, e dos Metalúrgicos de São Paulo, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho.

Duílio elogiou a disposição do governador Mário Covas de reduzir o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) dos automóveis. O parlamentar também considerou positiva a iniciativa de Covas de coordenar a elaboração de um programa de renovação da frota de veículos para alavancar as vendas das montadoras. O deputado de Santo André afirmou que seu trabalho será centrado em gestões junto ao governo de São Paulo na busca de mais investimentos para o Grande ABC.

O deputado Jair Meneguelli afirmou que uma das primeiras iniciativas de seu novo mandato será a apresentação, nesta terça, de requerimento pela recriação da comissão externa da Câmara destinada a discutir o desemprego. Essa comissão havia sido criada na legislatura passada, mas acabou sendo dissolvida.

"A comissão anterior centrou muito seus trabalhos na questão das demissões da Ford. Agora, não. Nós vamos iniciar uma ampla discussão na busca de soluções contra o desemprego em todo o país", disse Meneguelli, anunciando que nos próximos quatro anos coordenará o seu trabalho com o de deputados estaduais de São Paulo, voltados para a causa do emprego, entre eles José de Felipe (PT) e Vanderlei Siraque (PT).

O professor Luizinho, por sua vez, é defensor de um programa de desenvolvimento sustentado para o Grande ABC. Para isso, anunciou ter pedido a Meneguelli a inclusão de seu nome na comissão externa da Câmara, destinada a discutir o desemprego no país.

O parlamentar disse ainda ser favorável à reforma tributária, desde que ela racionalize a distribuição dos impostos arrecadados. "O Estado de São Paulo é o que mais produz, mas arrecada muito pouco. Isso acontece também com os municípios do Grande ABC, que são grandes produtores do país e não arrecadam o que deveriam", afirmou Luizinho.

Voltar

 

 

 

Fabio Taroda , 2001