<%@LANGUAGE="VBSCRIPT"%> www.siraque.com.br - Principal

Busca
Área de Interesse
Tipo

Diário de São Paulo - 28 de novembro de 2001

Denúncia de "maquiagem" repercute na Assembléia Legislativa

CRISTINA CHRISTIANO

A denúncia de maquiagem das estatísticas policiais caiu como uma bomba na Assembléia Legislativa. "Temos de esclarecer a verdade", disse o deputado Vanderlei Siraque (PT), que está colhendo as assinaturas para instalar a CPI do B.O.

Já o deputado Wagner Lino (PT) sugeriu uma acareação entre o presidente do Sindicato dos Delegados, Paulo Siquetto - autor da denúncia de manipulação dos números -, e o secretário Marco Vinício Petrelluzzi. Paralelamente, a bancada petista vai solicitar ao Ministério Público a designação de um promotor para acompanhar as investigações feitas pela Secretaria da Segurança.

A deputada Rosmary Corrêa (PMDB), presidente da Comissão de Segurança Pública, considera as denúncias de extrema gravidade e, hoje, vai propor a convocação de Siquetto e, posteriormente, do secretário Marco Vinício Petrelluzzi. "Quero saber a quem interessa a maquiagem dos números. Com certeza, não é à população", observou.

Os deputados Conte Lopes (PPB) e Afanásio Jazadji (PFL), integrantes da comissão, também são favoráveis à instalação da CPI. "Isto é um estelionato policial. O quadro é de terror e insegurança e eles querem diminuir a criminalidade só no papel em vez de dar condições de a polícia trabalhar", lamentou Conte Lopes.

"Isto é uma falsa sensação de segurança. Os números caíram no descrédito da população. E não adianta só a Corregedoria apurar se há ou não manipulação", disse Afanásio.

 

 

 

Fabio Taroda