<%@LANGUAGE="VBSCRIPT"%> www.siraque.com.br - Clipping

 

Busca
Área de Interesse
Tipo

Clipping

Diário do Grande ABC - 31 de outubro de 2000

Deputado Siraque presta contas de seu mandato

Gislayne Jacinto

Da Redação

A bancada de deputados estaduais do Grande ABC prepara pacote de emendas ao Orçamento do Estado de 2001. Segundo o deputado Vanderlei Siraque (PT-Santo André), as propostas serão concluídas nesta quarta e protocoladas na próxima segunda-feira. O prazo de apresentação vence na terça-feira.

Siraque adiantou que entre as propostas que merecem destaque está a destinação de mais recursos para aumentar o efetivo da Polícia Militar. "Hoje, a prioridade para a população é a segurança. O Grande ABC recebeu viaturas mas o que observamos é que existem apenas dois policiais em cada veículo quando a capacidade é para quatro", disse.

O deputado afirmou que a bancada está elaborando as emendas em conjunto com a Câmara Regional e o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Na segunda, Siraque e um representante do deputado Daniel Marins (PPB-São Caetano) participaram de uma reunião com membros das duas entidades.

A coordenadora do Consórcio e membro da Secretaria Executiva da Câmara Regional, Alzira Nishikubo, acha que as emendas terão peso porque o governador Mário Covas já assinou vários acordos com a Câmara. "Mesmo assim há a necessidade de mantermos um processo permanente de articulação com o Governo. Tudo dependerá do nosso esforço", afirmou a coordenadora.

Daniel Marins disse que há um compromisso das emendas serem em conjunto. "Não vou fazer nada sozinho para ninguém dizer que se trata de clientelismo, que tanto combatemos. Lutar isolado não adianta. Só conseguimos ser respeitados pelos governos por causa desta unidade na bancada do Grande ABC", disse.

Marins acrescentou que vai lutar para que seja garantida a construção de um piscinão em São Caetano. "Quando chove na cidade fica complicado por causa das enchentes", disse.

O deputado José de Filippi Júnior (PT-Diadema) também acredita que as emendas da bancada já entram com mais força porque são feitas coletivamente. "Estamos propondo questões relacionadas à segurança e ao combate às enchentes, além do apoio tecnológico às empresas buscando mais investimentos", disse.

Filippi ressaltou a importância do aumento do efetivo da PM. Ele, que foi eleito prefeito de Diadema no último domingo, considera importante atuar na segurança das escolas em parceria com a Guarda Municipal.

Filippi também preparou nesta terça 13 emendas individuais que incluem propostas como Poupa-tempo na Grande São Paulo, recursos para erradicar o analfabetismo e para a implementação e convênios do Banco do Povo.

Outro deputado que além das emendas coletivas vai apresentar propostas individuais é Marquinho Tortorello (PPS-São Caetano). Segundo a sua assessoria de imprensa, as emendas envolverão o setor da educação e o fomento social. No ano passado, Marquinho apresentou 233 emendas.

Os deputados José Augusto da Silva Ramos (PPS-Diadema), Ramiro Meves (PL-São Bernardo) e Newton Brandão (PTB-Santo André) foram procurados pelo Diário, mas não deram retorno para se posicionar.

Voltar

 

 

 

Fabio Taroda