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EDUCAÇÃO
Acesso, permanência e qualidade na escola
Tendo como princípio a construção de ações que garantam o acesso e permanência do aluno na escola, a Prefeitura de Santo André fornecerá uniforme e material escolar a todos que estudam na rede municipal. Também vai criar o Programa Municipal de Transporte Escolar Gratuito e ampliará a jornada diária do aluno da Educação Infantil e Ensino Fundamental, agregando ao currículo escolar outras linguagens artísticas, das ciências, da cultura popular e do esporte, bem como o ensino de línguas.
A Educação para a Cidadania trabalhará a formação do aluno contemplando o conhecimento local bem como o respeito à diversidade de gênero, orientação sexual, raça e etnia, pessoa idosa, pessoa com deficiência e população em situação de rua. Todas essas ações têm como principal objetivo a melhora sistemática e contínua da qualidade educacional bem como a valorização do conhecimento e o respeito ao aluno da nossa cidade.

 

Outras propostas de ação
Ampliar o atendimento às crianças de 0 a 5 anos de idade.
Adequar a legislação vigente, relativa aos trabalhadores da educação com a efetiva participação dos mesmos.
Ampliar e incentivar a participação da comunidade nas ações das unidades escolares.
Articular e fortalecer os diversos espaços coletivos de discussão (Conselho Municipal de Educação, Conselho de FUNDEB, Conselho de Alimentação Escolar, Conselho Tutelar; Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente).
Ampliar e qualificar a frota de transportes adaptados da Secretaria de Educação e Formação Profissional.
Ampliar os Núcleos de Práticas Educacionais Inclusivas (NUPEI) para atendimento pedagógico voltado para alunos com deficiência incluídos nas unidades escolares.
Consolidar o conceito de CESA como uma referência de política pública de atendimento integrado - aparato de educação, cultura, esporte e lazer, que prima pela qualidade dos espaços, serviços e matricialidade das propostas educacionais.
Estabelecer parcerias com as universidades e institutos para o desenvolvimento de projetos político-pedagógicos, bem como para indicadores de qualidade.
Estabelecer parcerias com a iniciativa privada para qualificação profissional.
Estender a política de atendimento educacional integrado às demais unidades escolares.
Garantir que os processos de reorientação curricular do sistema municipal de educação sejam construídos a partir das diversas áreas do conhecimento, da realidade escolar, bem como da valorização dos saberes populares, envolvendo toda comunidade escolar.
Garantir ajudas técnicas e aquisição de mobiliário adaptado para deficientes.
Incentivar e favorecer a organização de conselhos mirins em todas as EMEIEF.
Identificar, por meio do Observatório de Políticas Públicas, quais os cursos mais adequados
às necessidade das regiões da cidade.
Planejar ações integradas com os governos Estadual e Federal, como forma de ampliar projetos e serviços que melhorem a qualidade de vida dos andreenses.
Planejar a médio e longo prazos a ampliação do atendimento das etapas da educação básica, infantil, fundamental (primeira fase) e educação de jovens e adultos.
Promover o intercâmbio entre a produção acadêmica, trocas de experiências e prática educacional.
Propor cursos profissionalizantes integrados à elevação de escolaridade (ensino fundamental)
para jovens, adultos e deficientes, que considerem e respeitem suas necessidades e potencialidades, permitindo sua inserção no mercado de trabalho.
Realizar Congresso Municipal de Educação bianual, assim como seminários e conferências, garantindo a participação dos diversos segmentos da comunidade escolar.
Retomar o Fórum de Educação e Cidadania, ampliando-o para a Cultura de Paz.
Fundação Santo André
Debater com a comunidade acadêmica e a sociedade o caráter da instituição, analisando as várias formas possíveis de gestão tais como a federalização, estadualização ou um novo modelo municipal.