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Histórico:

O primitivo povoado de Santo André da Borda do Campo, fundado em 1553, por João Ramalho e, extinto alguns anos depois, ao ser transferido o pelourinho para São Paulo, no pátio do colégio, segundo alguns historiadores, localizava-se, provavelmente, nas proximidades do quilômetro 18 da via Anchieta. Todavia, por não existirem provas documentais que comprovem com exatidão, Santo André e São Bernardo do Campo dividem as correntes de opinião, quanto à localização.

Os tempos se passaram e nas mesmas terras se localizaram, sucessivamente, detentores de sesmarias, os monges Beneditinos com sua fazenda São Bernardo e muitos outros, até que, em 1735, Antônio Pires Santiago construiu uma capela dedicada à Nossa Senhora da Conceição, cuja instalação se deu à instância do padre Salvador Pires Santiago, em dezembro de 1736, e que por se situar à margem da estrada para o mar; recebeu também o nome de capela da Boa Viagem, porque os viajantes nela oravam invocando proteção.

Ao lado dessa capela floresceu o povoado tendo, em 1812, sido elevado à Capela Curada e à Freguesia, onde se constituiu Município, em 1889, na primitiva Vila de São Bernardo.

A Companhia The São Paulo Railway Co. inaugurou, em 1867, sua linha férrea entre São Paulo e Santos, que, pela conveniência de evitar acidentes topográficos, passou a cerca de sete quilômetros ao norte da Vila, e lá constituiu o próspero povoado, elevado à Distrito de Santo André, e cresceu muito com a instalação de várias indústrias, atraídas pelo rápido e prático serviço ferroviário. Seu crescimento superou a Vila e assim, através dos anos, tornou-se a sede Municipal, e São Bernardo ficou reduzido a Distrito até 1944, quando se desmembrou como Município independente.

O desenvolvimento iniciou-se quando os imigrantes Italianos radicaram-se em São Caetano e, a seguir, nos povoados da vila (São Bernardo) e da estação (Santo André). Algumas famílias permaneceram nessas áreas urbanas, trabalhando em pequenas oficinas de ferraria, funilaria, sapataria, etc, ou mesmo com pequenos estabelecimentos comerciais, enquanto que a maioria foi para a zona rural -as chamadas colônias, onde dedicaram-se a agricultura, destacando-se o cultivo de batata.

A vocação industrial começou por volta de 1920, quando começaram a surgir as primeiras e pequenas indústrias artesanais. No período de instalação do núcleo urbano, a exploração da madeira sustentou o desenvolvimento da indústria do mobiliário, atividade até hoje desenvolvida. Já na década de 1850, quando passou a sediar a indústria automobilística, contava com um importante aglomerado de indústria pioneiras na área de mecânica.

Nessa época, o contigente de mão-de-obra era bastante especializado, de modo a estar preparado para receber as novas técnicas trazidas por aquelas empresas. Esse fator, somado à tendência natural do Município em industrializar-se, uma vez que está localizado próximo à Capital e do Porto de Santos, fez com que para ali fossem atraídas muitas indústrias. O resultado foi a rápida urbanização e, igualmente, do número de habitantes, mantendo hoje uma população flutuante de 93.500 pessoas, cerca de um quinto do número total de habitantes.

Fonte: IBGE

 

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