Home Gênero e Raça propostas genero prog governo
Imprimir E-mail

Políticas de Gênero e Raça

 

 

Santo André da Igualdade Entre Sexos, Raça e Etnia e Gerações

 

Santo André vai instituir o Programa de Educação não-sexista, não-racista e não-homofóbica a partir de um conjunto de ações de formação e sensibilização para interferir na cultura de desigualdade e de violência entre os sexos, raças e etnias e gerações e contra a pessoa com deficiência.

Serão criadas ações como seminários e atividades específicas para as mulheres, negros, jovens, pessoa idosa, pessoa com deficiência e população LGBT com metodologia e escuta qualificada para levantar as necessidades do cotidiano de suas vidas no sentido de contribuir com o direcionamento das políticas públicas e a formação para o exercício da cidadania, tornando-as protagonistas de suas histórias.

Outras propostas de ação

Implantar ações de combate às desigualdades econômica e social, incorporando as dimensões de gênero e raça nas políticas públicas.

Consolidar a Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres por meio da implementação do Pacto Nacional pelo Enfrentamento da Violência na cidade.

Elaborar Guias de Serviços para os seguintes públicos: orientação sexual e identidade de gênero, raça e etnia e geração (criança e adolescente, juventudes e pessoa idosa), contendo todos os serviços oferecidos, distribuídos por regiões.

Integrar as Políticas Públicas de Gênero, e Orientação Sexual e Identidade de Gênero, Raça e Etnias, Juventude, Pessoa Idosa, Pessoa com Deficiência e População em Situação de Rua desenvolvidas pelo governo, para que tenham interface na sua execução, gerando otimização e economia.

Instituir um fórum de discussão da questão racial e suas políticas, sistemático e que contemple as questões de gênero e geração.

Criar o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

Implantar o Programa de Saúde da População Negra.

Articular interna e externamente o Plano de Ação dos 10 Pontos da Coalizão Latino-Americana e Caribenha de Cidades contra o Racismo, a Discriminação e a Xenofobia, com vistas à ampliação do número de cidades brasileiras associadas.

Liderar a Coalização Brasileira de Cidades contra o Racismo, a Discriminação e a Xenofobia.

Fomento e articulação de programas de geração de trabalho e renda, cooperativismo, empreendedorismo e economia solidária para e com os segmentos historicamente discriminados: mulheres e grupos raciais em todas as idades e pessoas com deficiência.

Articular projetos e ações específicas para assegurar os direitos humanos e sociais dos segmentos de Gênero, Orientação Sexual e Identidade de Gênero, Raça e Etnia, Criança e Adolescente, Juventude, Pessoa Idosa, Pessoa com Deficiência e População em Situação de Rua, gerando as condições necessárias para a promoção e manutenção de sua autonomia, desenvolvimento da sociabilidade, integração e participação na sociedade.

 
 

Previsão do Tempo

Untitled Document

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados - Gabinete: 574 - Anexo: III - CEP: 70160-900 - Brasília - DF - Tel: (61) 3215-5574 Fax (61) 3215-2574 - E-mail: dep.vanderleisiraque@camara.leg.br - Conselho Político: Rua General Glicério, 276 - Centro - Sala 1 - Santo André - Cep: 09015-190 - Tel: (11) 4427-6588 - Email: siraque@siraque.com.br