Home Cultura propostas cultura programa de governo
Imprimir E-mail
CULTURA
 
Universidade Livre de Cultura
A Universidade Livre de Cultura terá por objetivo a irradiação de ações de formação de profissionais nas áreas de arte e cultura para técnicos, artistas, produtores e gestores culturais entre outros. Promoverá e coordenará políticas pedagógicas e culturais, num diálogo constante com outras iniciativas presentes na cidade.
A Universidade terá caráter de integrar, em um único corpo, as escolas livres de Teatro, Cinema e Vídeo, Dança e Literatura já implementadas na cidade, além de implantar novos cursos que atendam as demandas socioculturais, gerando novos conceitos e diretrizes de integração entre as diversas linguagens.
A Universidade apresentará um caráter livre dentro de uma pratica pedagógica que valorize, promova e compartilhe os saberes, favorecendo assim a troca de conhecimentos entre os atores que devem ser os agentes desse processo de ensino e aprendizagem. A Universidade Livre de Cultura também terá como meta, ações que contribuam com a geração de políticas culturais, almejando a solidificação de seu caráter aglutinador e multiplicador de conhecimento e dos bens culturais das diversas regiões de Santo André.

 

 

 
Formação e Difusão Cultural
Difundir as artes populares, eruditas e híbridas e pensamento contemporâneo em diversas regiões da cidade.
Apoiar a circulação de produções artísticas locais por meio da realização de intercâmbios, apoio técnico e parcerias.
Realizar festivais e mostras culturais que contemplem os fazeres e saberes da população e as diversas linguagens artísticas, das tradicionais àquelas com conteúdo para mídias móveis.
Incentivar a utilização dos novos meios de produção e consumo cultural por meio de programa de cultura digital.
Implantar midiateca, pontos de leitura e de encontros na Biblioteca Central.
Atualizar e ampliar os acervos das Bibliotecas Distrital e Ramais.
Ampliar e adequar as Bibliotecas Públicas às necessidades individuais dos usuários com deficiência (acervo Braile, lupa, entre outros).
Criar Pontos Municipais de Culturas de múltiplas linguagens artísticas, tendo caráter fixo e móvel.
Criar o Projeto Barracão de Zinco, parceria entre poder público e escolas de samba objetivando a formação de jovens profissionais, a partir de suas próprias comunidades, para atuar em suas escolas e no carnaval.
 
 
Produção Sustentável
Incentivar o crescimento e fortalecimento do empreendedorismo cultural local buscando parcerias com iniciativas privadas, governamentais e órgãos internacionais.
Diversificar a Feira de Artesanato ampliando-a para os parques da cidade, alcançando caráter multicultural e visando promover a valorização de artesãos e artistas.
Criar, em lugares determinados, Feira de Gastronomia integrada à Feira de Artesanato.
Reestruturar a Orquestra Sinfônica, buscando alternativas de sustentabilidade.
 
 
Memória e Patrimônio Cultural
Implantar o Programa Memória nos Bairros.
Realizar o Inventário de Patrimônio Cultural.
 
 
Gestão 
Realizar mapeamento cultural com mecanismos concretos de atualização e divulgação.
Realizar pesquisa de consumo e práticas culturais da população.
Desenvolver estratégias de formação e ampliação de públicos com programa descentralizado de ação cultural.
 
 

Previsão do Tempo

Untitled Document

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados - Gabinete: 574 - Anexo: III - CEP: 70160-900 - Brasília - DF - Tel: (61) 3215-5574 Fax (61) 3215-2574 - E-mail: dep.vanderleisiraque@camara.leg.br - Conselho Político: Rua General Glicério, 276 - Centro - Sala 1 - Santo André - Cep: 09015-190 - Tel: (11) 4427-6588 - Email: siraque@siraque.com.br