Home Segurança Pública aprenda a reduzir
Imprimir E-mail

Aprenda a reduzir o risco de ser vítima

Segundo especialistas, mudança de atitude e pequenos cuidados são fundamentais para evitar a ação de criminosos

Guia de Segurança

Em casa
Não abra a porta para carteiros, instaladores de TV paga e outros profissionais se não tiver agendado o serviço. Se houver suspeita, ligue para a empresa na qual a pessoa diz que trabalha.
Se a casa ou apartamento tiver janelas térreas, instale grades e mantenha as cortinas fechadas.
Se algum estranho tocar a campainha, fale em voz alta para mostrar (ou simular) que não está sozinho.
Antes de entrar em casa ou na garagem do prédio, verifique se há suspeitos por perto. Se houver, disfarce e dê uma volta no quarteirão.
Procure podar as plantas próximas da casa, para evitar que possam servir de esconderijo para um eventual assaltante. Use Lâmpadas com detectores de movimento.
Se ouvir barulhos dentro ou fora de casa, acenda as luzes. Isso pode fazer com que ladrões desistam de agir.
Dê atenção especial à porta da cozinha. Os arrombamentos são mais frequentes pelos fundos. Isole a cozinha à noite ou quando sair, trancando as portas intermediárias.
Quando viajar, peça a amigos para recolherem a correspondência. Cancele ou suspenda temporariamente assinaturas de jornais e revistas. Peça a alguém para acender e apagar as luzes diariamente, ou instale uma lâmpada com célula fotoelétrica.
Informe os empregados sobre todas as medidas de segurança. Oriente-os a não revelar a outras pesoas detalhes sobre os moradores da casa. Diga ainda que evitem entrar em casa se suspeitarem que estão sendo seguidos.

 

No ônibus ou metrôA Pé
Esteja atento a cotoveladas e empurrões. Pode ser um disfarce para furto.Se estiver sendo seguido, mantenha a calma e entre no comércio mais próximo.
Tenha o dinheiro à mão para evitar abrir a carteira no ônibus. Nunca pague a passagem com notas altas.Caminhe o mais longe possível de paredes, ficando próximo ao meio-fio. Isso evita que um eventual assaltante encurrale você contra a parede.
No ônibus, procure ficar próximo ao motorista. É o local mais seguro. No metrô, evite vagões vazios.Ande com a bolsa à frente do corpo. Nunca use carteira no bolso de trás. Não conte dinheiro na rua.

 

Cuidados com cheques e cartões
Evite estacionar o carro e caminhar até o caixa eletrônico. Se for necessário fazê-lo, nunca deixe pessoa sozinha no veículo. Em lugares desertos, se alguém estiver tirando dinheiro quando você chegar, espere a pessoa ir embora antes de desligar o carro e descer.
Procure sempre retirar ou depositar dinheiro em horários de maior movimento, de preferência pela manhã. Prefira caixas em locais iluminados e movimentados, como shoppings ou supermercados. Mesmo assim, evite ir sozinho.
Mantenha aplicações financeiras em uma conta e, em outra, o dinheiro para os gastos cotidianos.
Avalie se o limite do cheque especial pode ser reduzido ou cancelado. Um limite muito alto pode se tornar um problema em caso de sequestro relâmpago.
Para reduzir o risco de vazamento de informações bancárias, não escreva dados pessoais no verso do cheque e cancele o envio de extrato bancário para a residência.
Se possível, ande com apenas uma folha de cheque.
Sempre que puder, deixe os cartões em casa. Nunca circule com cartões sem saber a senha.
Controle o conteúdo da bolsa ou da carteira. Anotações, recibos e extratos podem revelar sua renda ou seus imvestimentos.

 

No carro
Se alguém bater na traseira de seu carro, não desça imediatamente. Pode ser uma tática de assalto.
Pare distante do veículo da frente para que, numa emergência, possa arrancar com uma única manobra.
Películas que escurecem o vidro podem ser úteis, especialmente para os motoristas que andam sozinhos. Segundo a polícia, um asaltante pode se sentir desencorajado se não enxergar a vítima ou se não tiver certeza de que ela está só.
Antes de viajar, planeje o trajeto, diminuindo o risco de paradas de emergência em lugares desconhecidos.
No sinal, pare bem próximo ao carro ao lado. Se não houver espaço para caminhar entre os veículos, o criminoso pode desistir da abordagem.
Começe a diminuir a velocidade a 100 metros do sinal vermelho. O ideal é não parar até que o sinal abra. Se precisar parar, evite ficar na primeira fila de carros e na faixa da esquerda. Segundo a polícia, a maioria dos assaltos acontece nessas posições.
Avalie se seu carro não serve como chamariz para assaltantes e sequestradores. Blindagem aumenta a segurança, mas não é 100% eficaz.
Em caso de abordagem no carro, pode ser útil ter à mão uma carteira extra ou bolsa velha, cuja perda não represente prejuízo.
No táxi, evite sentar atrás do motorista. É o local de abordagem preferido por motoqueiros que assaltam em dupla.
Ande com as portas trancadas e janelas fechadas. Se a mão estiver para fora, relógio, pulseiras ou anéis podem ser arrancados.

 

 
 

Previsão do Tempo

Untitled Document

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados - Gabinete: 574 - Anexo: III - CEP: 70160-900 - Brasília - DF - Tel: (61) 3215-5574 Fax (61) 3215-2574 - E-mail: dep.vanderleisiraque@camara.leg.br - Conselho Político: Rua General Glicério, 276 - Centro - Sala 1 - Santo André - Cep: 09015-190 - Tel: (11) 4427-6588 - Email: siraque@siraque.com.br