Home Segurança Pública segundo seminário
Imprimir E-mail

Assembléia debate políticas municipais de Segurança Pública

Representantes de 17 cidades paulistas participaram do seminário O que os municípios podem fazer pela Segurança Pública, realizado no dia 16 de dezembro, na Assembléia Legislativa. A atividade reuniu prefeitos e vices recém eleitos, além de comandantes de guardas municipais e vereadores. O prefeito de Guarulhos, Elói Pietá, e a secretária de Defesa Social de Diadema, Regina Miki, apresentaram resultados positivos nas respectivas cidades com a implantação de ações preventivas para o setor.

Na abertura do evento, o deputado estadual Vanderlei Siraque (PT), membro da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa, ressaltou que o município deve dar sua contribuição no combate à violência, sobretudo, com elaboração de políticas de prevenção. "Iluminação pública, terrenos baldios e até paradas de ônibus em locais inadequados, podem ser fatores que geram violência. Nestes casos o município tem autonomia para atuar", assegurou. O deputado também falou que a prefeitura pode inibir o roubo de carros por meio da lei de zoneamento, proibindo a instalação de desmanches de veículos na cidade.

O prefeito Elói Pietá, destacou que o desenvolvimento de políticas municipais de segurança já não é uma realidade somente no Brasil. Ele observou que outros países da América do Sul, da África, e alguns da Europa, já têm experiências neste sentido. "É importante que possamos conhecer estas ações e seus resultados e, na medida do possível, viabilizar as boas idéias aqui", disse.

Para ele, a cidade que trabalha com políticas de prevenção à violência deve, necessariamente, dispor de um departamento que coordene as ações, caso contrário, "as medidas podem ficar alijadas da realidade local".

Para Regina Miki o desenvolvimento de um plano de segurança municipal só deve ser iniciado após o levantamento de um diagnóstico do município. "Antes de agir temos que conhecer a realidade da cidade para que possamos ir diretamente ao problema", afirmou.

Em Diadema o homicídio caiu 38% em 2003 e o número de roubo de veículos 21%. Entre as ações realizadas pela prefeitura, destaca-se a criação da Coordenadoria de Defesa Social para integrar o trabalho da Guarda Municipal com as Polícias Civil e Militar, a criação do Conselho Municipal de Segurança, o fechamento de bares às 23 horas e um programa de fiscalização de ocupações irregulares.

 


Elói Pietá, Vanderlei Siraque e Regina Miki

 

 
 

Previsão do Tempo

Untitled Document

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados - Gabinete: 574 - Anexo: III - CEP: 70160-900 - Brasília - DF - Tel: (61) 3215-5574 Fax (61) 3215-2574 - E-mail: dep.vanderleisiraque@camara.leg.br - Conselho Político: Rua General Glicério, 276 - Centro - Sala 1 - Santo André - Cep: 09015-190 - Tel: (11) 4427-6588 - Email: siraque@siraque.com.br