Imprimir E-mail

Caso Funcraf

A Funcraf - Fundação de Estudos e Tratamento das Deformidades Craniofaciais - é uma entidade ligada à Universidade de São Paulo (USP) e atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Sua matriz está localizada em Bauru e há uma grande subsede em Santo André.

Suspensões
A Funcraf Santo André atendia quatro mil pacientes de 130 municípios do Estado de São Paulo até o final do ano passado, quando foram suspensas as cirurgias de lábio leporino. No dia 22 de maio de 2001, foi fechado também o setor de fisioterapia, complicando ainda mais o tratamento das crianças com deformidades craniofaciais. Começava o desmonte do hospital.

Vanderlei Siraque participa de assembléia para manutenção dos serviços prestados pela Funcraf em Santo André.

A luta
Representantes da ADAF - Associação de Pessoas Portadoras de Deficiência Auditiva e Fissura Lábio-Palatal - procuraram o deputado Vanderlei Siraque quando as supensões começaram. Siraque se aprofundou no caso para manter o hospital na cidade. Organizou uma manifestação e conseguiu fazer com que o presidente da entidade viesse até Santo André para negociar a permanência dos tratamentos. Diversas reuniões foram realizadas entre o secretário de saúde de Santo André, o presidente da Funcraf, os vereadores e o deputado Vanderlei Siraque.

A vitória
Os nove meses de trabalho não foram em vão. No dia 24 de julho de 2001, foi firmada uma parceria entre a Secretaria de Saúde de Santo André, a Faculdade de Medicina do ABC e a FUNCRAF. As cirurgias serão retomadas em três hospitais da região. A FUNCRAF irá capacitar profissionais do ABC, em sua sede na cidade de Bauru.
Este acordo é a vitória do bom senso, pois significa um grande benefício aos quatro mil pacientes atendidos pela entidade.
"Agora cabe a todos garantir a concretização do acordo, na Secretaria Estadual e no Ministério da Saúde, empenhados na busca de verbas para o ABC", declara Siraque.

 
 

Previsão do Tempo

Untitled Document

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados - Gabinete: 574 - Anexo: III - CEP: 70160-900 - Brasília - DF - Tel: (61) 3215-5574 Fax (61) 3215-2574 - E-mail: dep.vanderleisiraque@camara.leg.br - Conselho Político: Rua General Glicério, 276 - Centro - Sala 1 - Santo André - Cep: 09015-190 - Tel: (11) 4427-6588 - Email: siraque@siraque.com.br