Pesquisa revela diferenças entre instituições no ensino médio Pesquisa inédita da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) realizada em 13 capitais brasileiras, revela largas diferenças entre o ensino médio das instituições públicas e privadas.
De acordo com o levantamento, nas escolas públicas, responsáveis por 87% dos matriculados, há mais probabilidade de encontrar alunos com baixa freqüência em atividades de cultura e lazer, quase sem acesso a tecnologias (laboratórios e computadores) e filhos de mulheres analfabetas. Já nas escolas privadas, há mais espaço para atividades esportivas, aulas de ciências, de línguas estrangeiras e de informática e menor índice de reprovação. A pesquisa ouviu 50.740 alunos em 673 instituições públicas e privadas e os dados podem ser generalizados para aproximadamente 1,271 milhão de estudantes.
Raio - X do ensino médio Perfil dos Alunos | Perfil dos Professores | Cerca de 8,7 milhões de alunos estão matriculados no ensino médio (2002). | Cerca de 60% dos professores têm entre 30 e 49 anos | As três redes públicas - municipal, estadual e federal - são responsáveis por cerca de 87% das matrículas no ensino médio (2002). | Em muitas capitais, chega a mais de 40% a proporção de professores que não têm computadores em casa. | A idade média dos alunos é 19 anos, sendo que mais de 50% estão na faixa etária entre 15 e 17 anos. | Três a cada dez professores não foram a museus em 2001. 16% não foram a cinemas. | Em seis das 13 capitais pesquisadas, a proporção de alunos que se declararam negros é superior a 15%. | Na maioria das cidades, os professores se declararam insatisfeitos com a renda obtida com seu trabalho no magistério. | 15% não foram ao cinema e 39% não estiveram em museus no ano de 2001. | Foram ouvidos na pesquisa quantitativa 7.020 professores. |
Diferenças entre as redes
Pública | Particular | Cerca de 15% dos pais dos alunos passaram do ensino fundamental (de 1º a 8º séries). | Cerca de 20% dos pais dos alunos tiveram acesso ao ensino superior. | Na maioria das capitais, 80% dos alunos não têm computador em casa. | Na maioria das capitais, 40% dos alunos têm computador em casa. | 74% dos alunos não usam computador na escola. Entre os professores, 45% não usam o equipamento na escola. | 23% dos alunos não usam computador na escola. Entre os professores, 15% não usam o equipamento na escola. | Os alunos atribuíram notas entre 4,7 e 6,3 para a sala de aula. | Os alunos atribuíram notas entre 6,4 e 7,8 para a sala de aula. | O índice de professores que admitem não dominar a informática varia de 7,2% a 24,6%. | O índice de professores que admitem não dominar a informática varia 1,2% a 7,7%. | De 35,7% a 73% dos alunos indicam falta de espaços para práticas esportivas. | De 32% a 66% dos alunos indicam falta d espaço para práticas esportivas. | 43% dos alunos já repetiram o ano. | 19% já repetiram o ano. | 19,5% dos alunos já abandonaram o estudo pelo menos uma vez. | 4% dos alunos já abandonaram o estudo pelo menos uma vez. | 66% dos alunos não têm aulas em laboratórios. | 32% dos alunos não têm aulas em laboratórios. |
Fonte: Livro "Ensimo Médio: Múltiplas Vozes", coordenado pela professora Miriam Abramovay e pela pesquisadora Mary Garcia Castro, da Unesco e Folha de São Paulo
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