Home Educação cafes da manha
Imprimir E-mail
Cafés da manhã discutem violência nas escolas

Entre os meses de março e abril, o deputado estadual Vanderlei Siraque realizou reuniões com os diretores das escolas estaduais das sete cidades do ABC para discutir o problema de violência nas escolas.

"Essas reuniões mostraram que a causa dessa violência não é só a falta de policiamento. O problema é mais complexo e envolve a má iluminação nos pátios e estacionamentos das unidades, falta de integração entre a comunidade e a escola, a violência doméstica e o incentivo da sociedade ao consumo de bebidas alcoólicas", diz Siraque.

Reuniões

A primeira reunião aconteceu no dia 28 de março e reuniu 57 diretores das 94 escolas estaduais de Santo André. Num segundo momento, no dia 11 de abril, Siraque convidou os 104 diretores das escolas de São Bernardo e São Caetano (83 escolas de São Bernardo e 21 de São Caetano).

No dia 19 de abril, o café da manhã foi realizado em Mauá, contou, também, com os diretores de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, somando 112 escolas, sendo 60 de Mauá, 11 de Rio Grande da Serra e 31 de Ribeirão Pires. Participou da reunião o Comandante da 1ª Companhia do 30º Batalhão da PM, Paulo Barthasar Júnior.

Siraque realizou o último café da manhã, no dia 25 de abril, em Diadema. Foram convidadas as 67 escolas do município. Entre os diretores estiveram presentes representantes das UMES e do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial.

"Essas reuniões foram importantes, pois permitiram um contato direto com parte das pessoas envolvidas no problema", diz Siraque. Através delas foram detectados problemas em comum nas cidades como a falta de integração da comunidade, ineficiência da ronda escolar e a falta de funcionários. Também foram levantados problemas específicos como a falta de capinação, violência doméstica e má iluminação nos pátios e estacionamentos.

O desfecho dos Cafés foi a realização da Audiência Pública regional, no dia 4 de maio, em Santo André. No segundo semestre Siraque realizou, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, uma audiência pública para discutir o assunto no âmbito estadual.

Pesquisa UDEMO

 
 

Previsão do Tempo

Untitled Document

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados - Gabinete: 574 - Anexo: III - CEP: 70160-900 - Brasília - DF - Tel: (61) 3215-5574 Fax (61) 3215-2574 - E-mail: dep.vanderleisiraque@camara.leg.br - Conselho Político: Rua General Glicério, 276 - Centro - Sala 1 - Santo André - Cep: 09015-190 - Tel: (11) 4427-6588 - Email: siraque@siraque.com.br