Home Section Blog Blog PARANAPIACABA

A vila turística, cultural, histórica e ambiental de Paranapiacaba, Santo André, poderia ser patrimônio histórico-cultural da humanidade-UNESCO-ONU, não fosse a negligência da prefeitura de Santo, da atual gestão do IFHAN/Federal e do Condephaat/Estado.

A vila inglesa de Paranapiacaba foi a “menina dos olhos” do querido Celso Daniel, prefeito orgulho do PT, do PCdoB e d@s morador@s de Santo André como um todo. Em 2014, o PAC-Cidades Históricas, governo-Dilma Roussef,reservou R$42,4 milhões para a recuperação e a restauração da Vila de Paranapiacaba, mas faltou interesse e competência para o desenvolvimento local de projetos deste nível, até porque a cultura, a preservação do patrimônio histórico, o meio ambiente e o desenvolvimento econômico e social não são prioridades dos tucanos e nem dos aliados bolsominions.

A negligência e a falta de vontade política está destruindo os patrimônios ambiental, histórico e cultural de Santo André aos poucos, porque enquanto a administração e os gestores dos órgãos de preservação dormem e trabalham devagarzinho, os cupins e as intempéries trabalham 24 horas diariamente para fazerem destruições irreparáveis.

Neste sentido, defendemos os seguintes Projetos para a Vila de Paranapiacaba:

1. A preservação e a restauração das edificações históricas, cerca de 250, e o campo de futebol de forma acelerada e urgente, porque os recursos do PAC-Cidades Históricas estão disponíveis.
2. A manutenção permanente de Paranapiacaba.
3. Consolidar e promover o Festival de Inverno.
4. Criar o Fórum Permanente de Meio Ambiente, Águas e Preservação de Áreas Mananciais-Paranapiacaba.
5. Criar a Feira Anual de Literatura de Paranapiacaba.
6. Incrementar o Festival do Cambuci de Paranapiacaba.
7. Criar o Projeto Excursões das Escolas-Paranapiacaba.
8. Criar o Projeto Excursões da Terceira Idade-Paranapiacaba.
9. Incrementar o Projeto O Trem Turístico de Paranapiacaba.

Somente quem conhece, pode preservar!!!É preciso valorizar @s moradores locais e encontrar uma equação entre a preservação de Paranapiacaba com a geração de empregos e renda contínuos por meio da realização permanente de eventos. O projeto para a vila histórica que, infelizmente, está quase parando e interrompido, é muito importante para a nossa cidade.

Vanderlei Siraque
Pré-candidato a vereador-Santo André.

Última atualização em Sex, 04 de Setembro de 2020 19:24
 
 

Previsão do Tempo

Untitled Document

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados - Gabinete: 574 - Anexo: III - CEP: 70160-900 - Brasília - DF - Tel: (61) 3215-5574 Fax (61) 3215-2574 - E-mail: dep.vanderleisiraque@camara.leg.br - Conselho Político: Rua General Glicério, 276 - Centro - Sala 1 - Santo André - Cep: 09015-190 - Tel: (11) 4427-6588 - Email: siraque@siraque.com.br