Home Discursos

Sumário

Agradecimentos pelos votos concedidos ao orador. Balanço da campanha eleitoral do Parlamentar. Confiança na reeleição da Presidenta Dilma Rousseff.

O SR. VANDERLEI SIRAQUE (PT-SP. Sem revisão do orador.) - Boa tarde, Presidente Amauri Teixeira! Boa tarde, Senadora Fátima Bezerra! Parabenizo todas as Deputadas, s mulheres.
Em primeiro lugar, quero agradecer a Deus pela campanha que fizemos. Não houve nenhum incidente grave. Agradeço à minha equipe, que fez um trabalho brilhante, e às 53.102 pessoas que votaram em mim, principalmente aos eleitores da minha cidade, Santo André. Eu prefiro agradecer àqueles que votaram a lamentar aqueles que não votaram, Deputado Renato Simões. É muito voto: 53 mil votos é muita gente votando! Então eu queria agradecer, até porque fiz uma campanha limpa, defendendo a dignidade da pessoa humana, defendendo a vida e defendendo a igualdade de oportunidades e de condições para todos os brasileiros e brasileiras.
Defendi a dignidade porque entendo que o ser humano não pode ser tratado como objeto, não pode ser tratado como lixo, como coisa. O ser humano foi criado à imagem e semelhança de Deus, por isso tem que ser protagonista e sujeito da sua história e ter a possibilidade de criar a sua própria realidade de vida.
Defendi a vida porque defendemos o Mais Médicos, o Sistema Único de Saúde, público, gratuito, universal e democrático, com acessibilidade a todos os brasileiros e brasileiras. A propósito, precisamos de mais verbas para a saúde, precisamos de uma fonte de financiamento para a saúde.
E defendi a igualdade de possibilidades. Eu entendo que fizemos o nosso papel nesta Casa ao aprovar 75% dos royalties do petróleo do pré-sal para a área da educação. A igualdade de oportunidades só se dá com educação, educação e mais educação, com escola pública, gratuita e universalizada desde o ensino infantil até o Ciência sem Fronteiras.
Então, nós entendemos que fizemos uma campanha pedagógica e democrática.
Outro setor que eu defendi e vou continuar defendendo é a cadeia produtiva do setor químico, petroquímico e plástico do Brasil, principalmente depois do petróleo do pré-sal. O Brasil conseguiu criar uma indústria química, petroquímica e de plástico sem a quantidade de petróleo necessária para ser transformado no Brasil. Agora, com o pré-sal, seremos um dos maiores produtores de petróleo do mundo! Nós temos que transformar esse petróleo em valor agregado no Brasil, para gerar emprego, gerar renda e financiar o Estado brasileiro, principalmente a área da educação, através dos royalties.
Eu também entendo que não existe um país desenvolvido e forte sem uma indústria química, petroquímica e de plástico competitiva. Por isso, criei aqui a Frente Parlamentar em Defesa da Competitividade da Cadeia Produtiva do Setor Químico, Petroquímico e Plástico do Brasil e consegui trazer para esta Casa e também para o Senado, enfim, para o Congresso Nacional, a ideia de que nós devemos ter essa indústria competitiva. Conseguimos que o BNDES fizesse uma pesquisa sobre os 50 anos da indústria química brasileira e as perspectivas até o ano de 2030. O Brasil vai ter um belo futuro nesse setor e vai ser competitivo, especialmente se a Presidenta Dilma for reeleita. E ela será reeleita, porque os nossos projetos são bem distintos. Isso será debatido, nos próximos dias, nos 10 minutos que cada candidato terá para se apresentar ao povo brasileiro, a todos os eleitores, que votarão de forma consciente e reelegerão a Dilma, para que este País tenha desenvolvimento econômico e inclusão social.
Obrigado, mais uma vez, a todas as pessoas que votaram em mim. Obrigado pelo carinho de todos os Deputados e Deputadas pela convivência que tivemos aqui. Semana que vem estaremos de volta.
Muito obrigado.
Última atualização em Qua, 22 de Outubro de 2014 19:12
 
 

Previsão do Tempo

Untitled Document

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados - Gabinete: 574 - Anexo: III - CEP: 70160-900 - Brasília - DF - Tel: (61) 3215-5574 Fax (61) 3215-2574 - E-mail: dep.vanderleisiraque@camara.leg.br - Conselho Político: Rua General Glicério, 276 - Centro - Sala 1 - Santo André - Cep: 09015-190 - Tel: (11) 4427-6588 - Email: siraque@siraque.com.br