Home Discursos

Sumário

Transcurso do 50º aniversário de criação da Associação Brasileira da Indústria Química - ABIQUIM.

O SR. VANDERLEI SIRAQUE (PT-SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, amanhã nós teremos a comemoração dos 50 anos de existência da Associação Brasileira da Indústria Química - ABIQUIM. Eu quero parabenizar a ABIQUIM, que foi criada em uma época em que o Brasil tinha poucos recursos de petróleo. Mesmo assim, o Brasil conseguiu criar uma indústria química, petroquímica e de plásticos, sendo uma das primeiras a Petroquímica União, no parque de Capuava, em Santo André. Depois, nós tivemos também o polo petroquímico de Camaçari, na Bahia, e o polo petroquímico de Triunfo, no Rio Grande do Sul, que facilitaram o desenvolvimento de toda a indústria química no Brasil.
Hoje, nós temos novos desafios. O Brasil descobriu ou encontrou uma maneira de extrair o petróleo abaixo da camada do sal, a 6 mil, 7 mil metros de profundidade. É o chamado petróleo do pré-sal.
Na época do primeiro Governo Lula, diziam que seria impossível a PETROBRAS encontrar petróleo a essa profundidade, e ela encontrou. Ainda na década de 1930, quando Monteiro Lobato falava que o Brasil tinha petróleo, muitos riam de Monteiro Lobato, Deputado Severino Ninho. E, hoje, o Brasil tem uma das maiores reservas de petróleo do planeta. E a nossa empresa, que está sendo achincalhada pela Oposição, nesta Casa, a PETROBRAS - que um dia quiseram privatizar; inclusive, queriam mudar o nome para PETROBRAX, colocando um "x" no nome, para vendê-la, talvez por já terem até conhecimento do pré-sal -, mostra que é uma grande empresa.
Toda essa cadeia produtiva do petróleo, a indústria química, petroquímica e plástica, mostra que o Brasil será um país desenvolvido nesse setor.
A nossa indústria química e petroquímica precisa de competitividade. E está sendo realizado um estudo pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, juntamente com o BNDES, com o apoio da Presidenta Dilma, visando aos desafios da indústria química, petroquímica e de plástico para os próximos 50 anos, com políticas públicas de curto, médio e longo prazos.
Então, eu tenho a certeza de que a Associação Brasileira da Indústria Química do Brasil contribuiu nos 50 anos passados e prepara os caminhos para enfrentar os desafios dos próximos 50 anos, quando o Brasil será o maior produtor de petróleo do mundo. E nós estamos trabalhando para que esse petróleo seja transformado, ganhe valor agregado, aqui, no nosso País.
Muito obrigado, Sr. Presidente.
Última atualização em Seg, 20 de Outubro de 2014 18:08
 
 

Previsão do Tempo

Untitled Document

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados - Gabinete: 574 - Anexo: III - CEP: 70160-900 - Brasília - DF - Tel: (61) 3215-5574 Fax (61) 3215-2574 - E-mail: dep.vanderleisiraque@camara.leg.br - Conselho Político: Rua General Glicério, 276 - Centro - Sala 1 - Santo André - Cep: 09015-190 - Tel: (11) 4427-6588 - Email: siraque@siraque.com.br