Home Discursos

Sumário

Transcurso do Dia do Marinheiro. Outorga, pela Marinha do Brasil, da medalha Mérito Tamandaré ao orador. Relevância da atuação das Forças Armadas Brasileiras.
O SR. VANDERLEI SIRAQUE (PT-SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, na última semana, no dia 13, Dia do Marinheiro, eu recebi uma condecoração, a Medalha Tamandaré, que leva o nome do patrono da Marinha do Brasil, o Almirante Tamandaré.
Eu quero, mais uma vez, agradecer ao Comandante da Marinha, ao Estado-Maior da Marinha, a concessão dessa honraria, que muito me orgulhou.
Inclusive, eu estive na Base Naval de Brasília com minha esposa, minhas filhas e minha assessoria.
Quero tornar públicos meus elogios às Forças Armadas brasileiras - Marinha, Exército e Aeronáutica - pelos projetos que estão desenvolvendo em nosso País.
Da Marinha, quero destacar o Programa de Desenvolvimento de Submarinos - PROSUB - e projetos de submarinos convencionais, realizados em parceria com a França,
com a iniciativa privada brasileira e também com universidades.
Quero destacar também a Amazônia Azul, AMAZUL, empresa sediada na Cidade Universitária da USP. Destaco ainda o projeto Aramar, na cidade de Iperó, próxima a
Sorocaba, em São Paulo, de enriquecimento de urânio e desenvolvimento de propulsores nucleares.
Da nossa Aeronáutica, destaco o desenvolvimento do avião de carga militar KC-390, também em parceria com a iniciativa privada, com o Instituto Tecnológico da
Aeronáutica e com a Empresa Brasileira de Aeronáutica - EMBRAER. Esse avião é desenvolvido em São José dos Campos, por mais de 1.200 pesquisadores, e também
na cidade de Gavião Peixoto, em São Paulo.
Os soldados do Exército Brasileiro são os responsáveis pela vigilância de toda a nossa fronteira seca - cerca de 16 mil quilômetros de fronteiras - deste imenso país chamado Brasil tem. Mas este País imenso precisa de um exército à altura do nosso Exército.
O Exército Brasileiro desenvolve o projeto cibernético, que é muito importante, e está lá, olhando a nossa Amazônia, que é quase metade do nosso território nacional, onde estão nossas riquezas minerais.
Como disse o General Villas Bôas, Comandante Militar da Amazônia, quanto ao Exército brasileiro na Região Amazônica: "Nós precisamos é de mais investimentos, precisamos de mais estruturas para os soldados brasileiros".
Das três Forças Armadas, a que está mais presente na Região Amazônica é o Exército, mas também estão presentes a Aeronáutica e a Marinha. A Marinha é responsável por todo o mar territorial brasileiro de mais ou menos 3,5 milhões de quilômetros quadrados, que nós pretendemos aumentar, até para proteção do nosso petróleo, da nossa pesca e de minérios que existem no fundo do oceano.
Parabéns ao Exército Brasileiro, à Aeronáutica, à Força Aérea Brasileira e à Marinha do Brasil.
Sr. Presidente, peço a V.Exa. autorização para que este meu pronunciamento seja divulgado nos meios de comunicação desta Casa, especialmente no programa A Voz do Brasil.
Mais uma vez, muito obrigado.
O SR. PRESIDENTE (Giovani Cherini) - Vosso pedido está deferido, Deputado Vanderlei Siraque.
Última atualização em Seg, 20 de Outubro de 2014 17:45
 
 

Previsão do Tempo

Untitled Document

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados - Gabinete: 574 - Anexo: III - CEP: 70160-900 - Brasília - DF - Tel: (61) 3215-5574 Fax (61) 3215-2574 - E-mail: dep.vanderleisiraque@camara.leg.br - Conselho Político: Rua General Glicério, 276 - Centro - Sala 1 - Santo André - Cep: 09015-190 - Tel: (11) 4427-6588 - Email: siraque@siraque.com.br