Home Section Blog Blog VERGONHA, XENOFOBIA, RACISMO, INTOLERÂNCIA IDEOLÓGICA É CRIME CONTRA A VIDA DOS SEM-MÉDICOS

VERGONHA, XENOFOBIA, RACISMO, INTOLERÂNCIA

IDEOLÓGICA É CRIME CONTRA A VIDA DOS SEM-MÉDICOS

 

Existem milhões de brasileiros e brasileiras que nunca tiveram assistência médica em suas vidas pelo fato de residirem em municípios distantes e miseráveis, onde os profissionais brasileiros se recusaram a prestar serviços, mesmo sendo oferecido uma remuneração diferenciada. No Brasil, felizmente, a escolha do local de trabalho é livre. Por isso, o Poder Público não pode obrigar os médicos a trabalharem onde não queiram. Entretanto, a nossa Constituição determinou que os serviços de saúde são direito de cidadania e obrigação do Poder Público (o Supremo Tribunal Federal já consolidou este entendimento).
Para o Estado brasileiro cumprir as suas obrigações é necessário levar os serviços públicos de saúde para todos os rincões do Brasil, como unidades de saúde, equipamentos, ambulatórios, medicamentos, enfermeiras e outros profissionais. Tudo isso o governo pode e já está fazendo. Todavia, a saúde depende de equipes multidisciplinares, além dos equipamentos e medicamentos, tanto quanto dos médicos e, como já noticiado, os médicos brasileiros não foram suficientes para atender os nossos irmãos e irmãs desses rincões. Também, pela nossa Constituição, todos nós brasileiros/as somos iguais em direitos/obrigações perante o Estado. Assim, não é correto o Estado deixar milhões de pessoas à própria sorte no atendimento à saúde. O Estado não pode fazer discriminações entre as pessoas, a não ser para incluí-las (políticas públicas afirmativas). Na verdade essas pessoas sempre foram excluídas dos serviços públicos em geral....Agora causa estranheza que entidades médicas brasileiras, que nunca se preocuparam com a saúde desses cidadãos e cidadãs, que nunca abriram a boca em relação aos planos de saúde que exploram pacientes, clínicas e médicos, agora estão incentivando manifestações contra médicos estrangeiros que assumiram dar assistência médica a brasileiros/brasileiras desamparados. Não aceitaram a missão e agora tentam impedir e discriminar os argentinos, espanhóis, portugueses e cubanos que aceitaram a missão. Essa discriminação aos profissionais de outros países é xenofobia, é crime contra os brasileiros que estão sem assistência, é ideologia elitista, corporativismo, exclusivismo médico, falta de solidariedade com as pessoas necessitadas e uma vergonha generalizada, pois, de fato, essas entidades é que deveriam estar se solidarizando com o povo brasileiro ou, pelo menos, admitindo que não têm capacidade por falta de profissionais ou mesmo por falta de solidariedade. Até porque ninguém é obrigado juridicamente a ser humanista ou solidário, mas também ninguém tem o direito e a ética de tentar impedir que os profissionais solidários e sem fronteiras prestem assistência médica às pessoas necessitadas. Na prática, essas entidades não estão somente contra aos médicos estrangeiros. Eles estão colocando em risco a saúde e a vida do povo brasileiro.

 

Última atualização em Sex, 30 de Agosto de 2013 16:05
 
 

Previsão do Tempo

Untitled Document

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados - Gabinete: 574 - Anexo: III - CEP: 70160-900 - Brasília - DF - Tel: (61) 3215-5574 Fax (61) 3215-2574 - E-mail: dep.vanderleisiraque@camara.leg.br - Conselho Político: Rua General Glicério, 276 - Centro - Sala 1 - Santo André - Cep: 09015-190 - Tel: (11) 4427-6588 - Email: siraque@siraque.com.br