Home Notícias 3º Seminário da Frente Parlamentar em Defesa da Competitividade da Cadeia Produtiva do Setor Químico, Petroquímico e Plástico do Brasil

3º Seminário da Frente Parlamentar em Defesa

da Competitividade da Cadeia Produtiva do Setor Químico, Petroquímico e Plástico do Brasil

 

O Deputado Federal Vanderlei Siraque, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Competitividade da Cadeia Produtiva do Setor Químico, Petroquímico e Plástico do Brasil, promoveu o 3º Seminário da Frente. O evento aconteceu nesta quinta-feira (2) no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, em Santo André- SP.

A reunião contou com o apoio das prefeituras dos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra; do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Além das empresas: ABIQUIM (Associação Brasileira da Indústria Química), ABIPLAST (Associação Brasileira da Indústria do Plástico), ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos).
Estiveram presentes o Deputado Federal Francisco Chagas (PT-SP); o diretor do Departamento de Indústrias de Base do MDIC- Ministério do Desenvolvimento e Comércio Exterior, Alexandre Moura Cabral; o prefeito do município de Santo André, Carlos Grana; a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Trabalho de Santo André, Osvana Fameli; o prefeito do município de São Caetano do Sul, Paulo Nunes Pinheiro; a vereadora do município de Santo André, Professora Bete Tonobohn Siraque; o vereador do município de Mauá, Wagner Rubinelli.
Entre os palestrantes estavam o Diretor Presidente da Elekeiroz, Marcos A. De Marchi; o Diretor Superintendente da Oxiteno, João Benjamin Parolin; o Diretor Superintendente da ABIPLAST (Associação Brasileira da Indústria do Plástico) e SINDPLAST (Sindicato da Indústria Plástica) Paulo Henrique Rangel Teixeira; o Presidente do Sindicato dos Químicos do ABC, Paulo Lage; o Gerente de P&D da Oxiteno, André Conde; o consultor da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), prof. Dr. Pedro Amores da Silva; o economista do DIEESE, Thomaz Ferreira Jensen; o diretor de assuntos de Comércio Exterior da ABQUIM (Associação Brasileira da Indústria Química) Oliver Tan Oh. Além disso, representantes da Braskem; representantes da CUT- Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Químicas do ABC; representantes da FETQUIM (Federação dos Trabalhadores do Ramo Químico da CUT no Estado de São Paulo) e da Braskem.
O deputado federal Vanderlei Siraque lembrou que uma das conquistas da Frente, anunciada recentemente pelo Ministro da Fazenda, Guido Mantega, foi a redução do PIS e Cofins para compra de matéria-prima da primeira geração-petroquímica e de insumos para a segunda geração-química. “A redução representa uma vitória para a atuação da Frente Parlamentar em Defesa da Competitividade da Cadeia Produtiva do Setor Químico, Petroquímico e Plástico do Brasil”, afirmou.
O prefeito do município de Santo André, Carlos Grana, cumprimentou o deputado Vanderlei Siraque pela iniciativa em promover o evento em Santo André e ressaltou a satisfação do município em sediar o terceiro seminário da frente. “O município tem o papel de fortalecer o setor na região, e juntos vamos trabalhar firme para construir o nosso polo tecnológico”, ressaltou.
O diretor do Departamento de Indústrias de Base do MDIC- Ministério do Desenvolvimento e Comércio Exterior, Alexandre Moura Cabral disse que a posição de competitividade da indústria química deve ser cada vez maior. “Precisamos garantir uma política de competitividade fiscal, diminuir a tributação e evitar problemas como rotatividade de mão-de-obra para aumentar a competitividade do setor”, afirmou.
O objetivo da Frente é a criação de um regime especial de toda a cadeia produtiva, envolvendo todos os atores do setor: deputados, trabalhadores, além de prefeitos e vereadores dos municípios aonde tem mais empresas ligadas ao setor.
“Estamos agindo para que haja competitividade desta cadeia produtiva da indústria nacional, área considerada importantíssima para o desenvolvimento econômico e social do país”, enfatizou o deputado.

 


Confira aqui a galeria de fotos do Seminário da Frente Parlamentar em Defesa da Competitividade da Cadeia Produtiva do Setor Químico, Petroquímico e Plásticodo
Brasil, realizado hoje (02/05/2013) no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, em Santo André

 

 

 

Última atualização em Qui, 16 de Maio de 2013 20:34
 
 

Previsão do Tempo

Untitled Document

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados - Gabinete: 574 - Anexo: III - CEP: 70160-900 - Brasília - DF - Tel: (61) 3215-5574 Fax (61) 3215-2574 - E-mail: dep.vanderleisiraque@camara.leg.br - Conselho Político: Rua General Glicério, 276 - Centro - Sala 1 - Santo André - Cep: 09015-190 - Tel: (11) 4427-6588 - Email: siraque@siraque.com.br