Home Section Blog Blog VANDERLEI SIRAQUE AFIRMA QUE SEGURANÇA PÚBLICA É DIREITO HUMANO FUNDAMENTAL DAS PESSOAS

VANDERLEI SIRAQUE AFIRMA

QUE SEGURANÇA PÚBLICA

É DIREITO HUMANO FUNDAMENTAL

DAS PESSOAS

 

Existe relação de interdependência entre a concepção de Estado e a segurança pública. Assim, num Estado autoritário os agentes da segurança estarão a serviço desta ordem, mas se o Estado for democrático, social e de direito, os agentes de segurança, também, devem estar a serviço desse sistema.

A Constituição define o Estado brasileiro como democrático, social e de direito e diz que a segurança pública, além de, também, ser um direito social, é obrigação do Poder Público e direito das pessoas, indistintamente, e serve para a proteção da vida, do patrimônio e da tranquilidade pública. Por isso, a segurança pública é direito humano fundamental que tem por finalidade a proteção de outros direitos essenciais: a vida, a dignidade, a paz, o patrimônio, o direito de ir, vir e permanecer tranquilo em casa, no lazer, no trabalho, na escola etc.

Mas, qual o significado de direito humano fundamental? Os direitos humanos existem para a proteção da dignidade das pessoas, porque o ser humano não pode ser tratado como objeto e prestam-se ao resguardo da liberdade (direitos e garantias individuais e políticas); necessidades (direitos econômicos, sociais, culturais, felicidade); preservação da espécie (direitos à fraternidade, à solidariedade, à paz, ao ambiente sadio). Todos estes direitos estão previstos na Constituição e a segurança pública tem por missão protegê-los através dos diversos meios disponíveis: I- políticas públicas de prevenção à violência,  sobre drogas, sobre qualquer forma de discriminação de gênero, gerações, racial, deficiência, renda, ideologia, filosofia, orientação sexual, religião...; II- órgãos policiais preparados, equipamentos adequados, investigação científica dos crimes e de seus autores, política correta de punição e recuperação dos delinquentes.

Última atualização em Ter, 26 de Junho de 2012 21:49
 
 

Previsão do Tempo

Untitled Document

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados - Gabinete: 574 - Anexo: III - CEP: 70160-900 - Brasília - DF - Tel: (61) 3215-5574 Fax (61) 3215-2574 - E-mail: dep.vanderleisiraque@camara.leg.br - Conselho Político: Rua General Glicério, 276 - Centro - Sala 1 - Santo André - Cep: 09015-190 - Tel: (11) 4427-6588 - Email: siraque@siraque.com.br