Home Notícias do Brasil Economia brasileira cresce 4% ao ano desde julho
Economia brasileira cresce 4% ao ano desde julho Imprimir E-mail

BBC Brasil

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou na semana passada, em Washington (EUA), que a economia brasileira cresce a um ritmo de 4% ao ano desde julho. O comentário do ministro foi feito após um seminário destinado a investidores americanos intitulado Brazil: Overtaking the Crisis (Brasil: Superando a Crise, em tradução literal).

 

 

Em sua apresentação, Mantega afirmou que o Brasil, assim como a Índia e a China, começou a superar a crise econômica mais cedo que outras grandes economias, tendo registrado sinais de recuperação ainda no segundo trimestre deste ano.

 

O ministro também destacou que o Brasil pretende dar continuidade às políticas atuais, mesmo ao longo de 2010, que será ano da disputa eleitoral presidencial. 'Eu já disse que vamos manter a conduta, o que tinha que aumentar, aumentou, e se tiver que reduzir, não os programas prioritários, outros gastos serão reduzidos. Eles (os investidores internacionais) olharam os gastos e ficaram satisfeitos', afirmou.

 

O ministro procurou também tranquilizar investidores presentes no evento em Washington e assegurou que o Brasil não vai fazer nenhuma 'aventura' em relação ao câmbio flutuante do dólar. 'Deu muito certo. Nós não vamos fazer nenhuma aventura em relação a isso. Estamos comprando reservas, vamos continuar comprando. Quando a crise começou, tínhamos US$ 205 bilhões em reservas. Hoje, já temos US$ 211 bilhões. Vamos continuar comprando'.

Segundo o titular da Fazenda, 'ter reservas é muito bom para o país. Faz muito bem, protege da crise, dá sustentabilidade. Passar por uma eleição em 2010 com um volume de reservas desses dá toda segurança que o país precisa'.

 

Mantega também procurou minimizar possíveis dúvidas quanto ao impacto fiscal das medidas de estímulo econômico tomadas pelo governo.

 

Segundo o ministro, mesmo em um ano eleitoral, a dívida pública do país cairá, em 2010, para 38,5%, após ter alcançado a marca de 41,9% do PIB neste ano.

 

 

 
 

Previsão do Tempo

Untitled Document

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados - Gabinete: 574 - Anexo: III - CEP: 70160-900 - Brasília - DF - Tel: (61) 3215-5574 Fax (61) 3215-2574 - E-mail: dep.vanderleisiraque@camara.leg.br - Conselho Político: Rua General Glicério, 276 - Centro - Sala 1 - Santo André - Cep: 09015-190 - Tel: (11) 4427-6588 - Email: siraque@siraque.com.br