Home
 

CLIQUE AQUI PARA VER O BOLETIM DE VANDERLEI SIRAQUE DE OUTUBRO

 


 

ORGANIZAÇÃO POR LOCAL DE TRABALHO

 

E A GREVE DOS BANCÁRIOS


A 13ª Plenária Nacional da CUT teve como tema base a Liberdade e Autonomia Sindical que será conquistada através de uma nova estrutura sindical brasileira, com o fim do imposto sindical (substituída pela taxa negocial) e a organização da classe trabalhadora por local de trabalho.


A democratização do local de trabalho é essencial para a organização dos trabalhadores e para a resolução pacífica de conflitos entre empregados e empregadores. Este tipo de organização sindical poderá ser útil também para os empregadores que desejam cumprir a legislação trabalhista, como as condições de higiene, o assédio moral e o respeito à dignidade da pessoa humana. Todos sabemos que a harmonia no ambiente de trabalho é um dos fatores para evitar problemas de ordem psicológicos, doenças e acidentes de trabalho, e em decorrência será melhor também para os patrões que verão a produção e a qualidade dos produtos aumentarem. Assim, ganha o sistema de previdência, os trabalhadores, os empregadores, os consumidores e toda a sociedade.


Um dos ambientes de trabalho mais perversos é o relativo ao sistema financeiro, onde os banqueiros são protegidos pelo governo, por meio do Banco Central, sendo que os bancários têm apenas a proteção de seus sindicados. Mas somente a proteção dos sindicatos cidadãos não é suficiente para impedir os correspondentes bancários, a falta de segurança para os trabalhadores e os clientes, o assédio moral, as doenças profissionais, como LER, problemas psicológicos, entre outros.


Os lucros dos bancos são exorbitantes. Somente com as tarifas que cobram dos seus clientes poderiam dobrar a remuneração dos trabalhadores, contratar mais bancários, aumentar o horário de atendimento aos clientes, melhorar a segurança bancária. Porém, preferem a intransigência e a arrogância no lugar da negociação. A dignidade da pessoa humana passa ao largo dos bancos.


Por outro lado, apesar dos esforços sobre-humanos dos sindicalistas progressistas, tal situação permanecerá dentro da atual estrutura sindical, pois enquanto a direção dos sindicatos lutam, organizam, correm risco de confronto com a polícia e trabalham mais de 16 horas diárias (a jornada da categoria é de 6 e 8 horas), alguns chefes, mais realistas que os reis, representam os interesses dos banqueiros em detrimento de sua corporação e da própria dignidade e, além disso, observe-se que muitos outros, que nem chefe são, fingem ou não entendem que o problema são deles e não do sindicato. Assim, existe uma espécie de terceirização da greve, da organização, da luta, das reivindicações. Ou seja, os bancários pagam as mensalidades (nem todos), todos pagam o imposto sindical e a direção tenta fazer o movimento, numa confusão entre líder e substituto. Os bancários precisam ter a consciência de que não é possível lideres sem liderados e que os líderes não substituem os trabalhadores nos movimentos reivindicatórios, apenas são cabeças estrategistas, os linhas de frente, aqueles que mostram o caminho onde todos devem percorrer com segurança.


Penso que esta realidade somente será modificada quando os bancários se organizarem por local de trabalho, quando a direção dos sindicatos tiverem um conselho de representantes constituído por um representante, no mínimo, de cada agência, conforme o número de trabalhadores. Esta conquista é tão essencial quanto à remuneração, pois é condição base para o exercício dos direitos vigentes e para a garantia de outros.


VANDERLEI SIRAQUE

- 1º suplente de deputado federal e assessor especial da CUT-SP.

 

Carta de Desistência da Inscrição a

pré-candidato a prefeito em Santo André

 

Ao

Partido dos Trabalhadores-PT

Diretório de Santo André-SP

At. Presidente Luiz Turco

 

Referência: Eleições 2012- prefeito- consenso e unidade do PT

 

Comunicamos aos companheiros e às companheiras do PT que não faremos a inscrição, no próximo dia 19 de setembro de 2011, da pré-candidatura do companheiro Vanderlei Siraque para disputar as eleições à prefeitura de Santo André em 2012 e que doravante integraremos a campanha do companheiro e amigo Carlos Grana.

A nossa inscrição não será concretizada com a finalidade de manter a unidade e o consenso do PT de Santo André, conforme os desafios do seminário realizado no mês de março/2011 “construindo consensos”.

Entraremos no processo eleitoral de 2012 com um novo papel, confiante na vitória do nosso partido, tanto para vereadores como para a prefeitura, tendo em vista que nenhum de nós é maior que o PT e, assim, temos o desafio de construir um projeto coletivo, que deve ser a seqüência das nossas administrações e do projeto de governo que apresentamos em 2008, o qual teve a participação de mais de 1500 pessoas.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer ao nosso partido, à nossa militância e a população de Santo André pelo carinho e pela confiança depositada nos seis mandatos exercidos pelo Vanderlei Siraque, como vereador, presidente da câmara, deputado estadual e agora como primeiro suplemente de deputado federal e, ainda, pelos 49% dos votos que obtivemos no primeiro turno das eleições para prefeito em 2008.

Desejamos um processo eleitoral de paz, tranqüilidade e harmonia, onde possa prevalecer a força das idéias e o debate político democrático em nosso partido e em nossa cidade, a qual deve estar integrada com os demais municípios do grande ABCDMRR e com a Região Metropolitana.

Por fim, nos colocamos à disposição para a construção de um caminho vitorioso e desta forma faremos a campanha em 2012 como se o próprio nome do Vanderlei Siraque estivesse na urna eletrônica e, portanto, daremos tudo de nós para escrever uma nova página na história da nossa querida cidade de Santo André que merece ter um projeto de gestão à altura de sua população.

 

Santo André, 13 de setembro de 2011

 

VAGNER DE CASTRO- coordenador geral do conselho político do Vanderlei Siraque

VANDERLEI SIRAQUE- primeiro suplente de deputado federal-PT

 
«InícioAnterior919293949596979899100PróximoFim»

Página 97 de 120
 

Previsão do Tempo

Untitled Document

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados - Gabinete: 574 - Anexo: III - CEP: 70160-900 - Brasília - DF - Tel: (61) 3215-5574 Fax (61) 3215-2574 - E-mail: dep.vanderleisiraque@camara.leg.br - Conselho Político: Rua General Glicério, 276 - Centro - Sala 1 - Santo André - Cep: 09015-190 - Tel: (11) 4427-6588 - Email: siraque@siraque.com.br