<%@LANGUAGE="VBSCRIPT"%> www.siraque.com.br - Segundo Mandato

Busca
Área de Interesse
Tipo

Segundo mandato eletivo

1993-1996

Reeleito vereador em 1992, seu segundo mandato foi marcado por fiscalizar os atos do Executivo, sem abandonar aquilo que vinha realizando no mandato anterior. Com competência, Siraque soube apontar várias irregularidades nos atos do prefeito do PTB.

  • CEI do Hospital Municipal: Em agosto de 1993, Siraque presidiu a Comissão Especial de Inquérito que apurou negligência dos responsáveis pelo Hospital Municipal, pela epidemia de infecção hospitalar nos meses de junho e julho. A CEI concluiu que 23 pacientes morreram de infecção hospitalar. O inquérito foi enviado ao Ministério Público, que exigiu da administração providências para melhorar as condições de atendimento no Hospital Municipal.
  • Escândalo dos hidrômetros: No mês de abril de 1995, o SEMASA contratou a empresa Liceu de Artes e Ofícios para trocar 44% dos hidrômetros de Santo André. O vereador Vanderlei Siraque apontou várias irregularidades no contrato, como a falta de licitação e preço acima do valor comercializado pela mesma empresa em outros municípios. A empresa cobrou de Santo André R$ 35,66 por hidrômetro, enquanto cobrava R$ 21,00 no município de Araçatuba. Siraque encaminhou as irregularidades apontadas para o Ministério Público. O SEMASA reconheceu as irregularidades e cancelou a cobrança dos moradores.
  • Reforma do ensino: Em 1995, o governo estadual impôs uma reforma física nas escolas estaduais, separando os alunos de 1ª a 4ª séries dos alunos de 5ª a 8ª e 2º grau. O impacto dessas medidas foi a demissão de professores, o fechamento de escolas, além de salas superlotadas. Em Santo André, a EEPG"Cel. Alfredo Luis Fláquer" foi desativada. Os pais e alunos, junto com o vereador Vanderlei Siraque, tentaram reverter a desativação com manifestações nas ruas da cidade e com ação judicial.

 

Primeiro Mandato Eletivo  

 

 

 

Fabio Taroda