|
|
Pesquisa revela diferenças
entre instituições no ensino médio
Pesquisa inédita
da UNESCO (Organização das Nações
Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura)
realizada em 13 capitais brasileiras, revela largas diferenças
entre o ensino médio das instituições públicas
e privadas.
De acordo com o levantamento, nas escolas públicas, responsáveis
por 87% dos matriculados, há mais probabilidade de encontrar
alunos com baixa freqüência em atividades de cultura
e lazer, quase sem acesso a tecnologias (laboratórios e
computadores) e filhos de mulheres analfabetas.
Já nas escolas privadas, há
mais espaço para atividades esportivas, aulas de ciências,
de línguas estrangeiras e de informática e menor
índice de reprovação.
A pesquisa ouviu 50.740 alunos
em 673 instituições públicas e privadas e
os dados podem ser generalizados para aproximadamente 1,271 milhão
de estudantes.
Raio - X do ensino médio
Perfil
dos Alunos |
Perfil
dos Professores |
Cerca
de 8,7 milhões de alunos estão matriculados
no ensino médio (2002). |
Cerca
de 60% dos professores têm entre 30 e 49 anos |
As
três redes públicas - municipal, estadual e federal
- são responsáveis por cerca de 87% das matrículas
no ensino médio (2002). |
Em
muitas capitais, chega a mais de 40% a proporção
de professores que não têm computadores em casa. |
A
idade média dos alunos é 19 anos, sendo que
mais de 50% estão na faixa etária entre 15 e
17 anos. |
Três
a cada dez professores não foram a museus em 2001.
16% não foram a cinemas. |
Em
seis das 13 capitais pesquisadas, a proporção
de alunos que se declararam negros é superior a 15%. |
Na
maioria das cidades, os professores se declararam insatisfeitos
com a renda obtida com seu trabalho no magistério. |
15%
não foram ao cinema e 39% não estiveram em museus
no ano de 2001. |
Foram
ouvidos na pesquisa quantitativa 7.020 professores. |
Diferenças
entre as redes
Pública |
Particular |
Cerca
de 15% dos pais dos alunos passaram do ensino fundamental
(de 1º a 8º séries). |
Cerca
de 20% dos pais dos alunos tiveram acesso ao ensino superior. |
Na
maioria das capitais, 80% dos alunos não têm
computador em casa. |
Na
maioria das capitais, 40% dos alunos têm computador
em casa. |
74%
dos alunos não usam computador na escola. Entre os
professores, 45% não usam o equipamento na escola. |
23%
dos alunos não usam computador na escola. Entre os
professores, 15% não usam o equipamento na escola. |
Os
alunos atribuíram notas entre 4,7 e 6,3 para a sala
de aula. |
Os
alunos atribuíram notas entre 6,4 e 7,8 para a sala
de aula. |
O
índice de professores que admitem não dominar
a informática varia de 7,2% a 24,6%. |
O
índice de professores que admitem não dominar
a informática varia 1,2% a 7,7%. |
De
35,7% a 73% dos alunos indicam falta de espaços para
práticas esportivas. |
De
32% a 66% dos alunos indicam falta d espaço para práticas
esportivas. |
43%
dos alunos já repetiram o ano. |
19%
já repetiram o ano. |
19,5%
dos alunos já abandonaram o estudo pelo menos uma vez. |
4%
dos alunos já abandonaram o estudo pelo menos uma vez. |
66%
dos alunos não têm aulas em laboratórios. |
32%
dos alunos não têm aulas em laboratórios. |
Fonte:
Livro "Ensimo Médio: Múltiplas Vozes",
coordenado pela professora Miriam Abramovay e pela pesquisadora
Mary Garcia Castro, da Unesco e Folha de São Paulo
HOME
|
|
|
|