<%@LANGUAGE="VBSCRIPT"%> www.siraque.com.br - Principal

Busca
Área de Interesse
Tipo

O alvo é o Grande ABC

Sem dúvida alguma a região do ABC paulista é uma das mais visadas e preferidas dos bandidos. Quando o assunto é roubo e furto de veículos a região é altiva. Nesses quase dez anos de governo tucano no Estado de São Paulo os números da violência atingiram patamares de intolerância.

Desde 1996 até o primeiro semestre deste ano, o índice de roubo e furto de veículos aumentou 31,70% no Estado. Em números absolutos, 1.591.155 (um milhão quinhentos e noventa e um mil cento e cinqüenta e cinco) veículos foram subtraídos de seus respectivos proprietários.

Em 2003, por exemplo, a região do ABC foi responsável por 13% dos roubos e furtos de veículos do Estado, que no total somou 186.155 ocorrências. Só no primeiro semestre de 2004, o ABC já é responsável por 6,5% do total de
casos do Estado. Fico imaginando qual será o resultado até o final deste ano. Ressalto ainda, que São Paulo foi responsável, no ano passado, por 49% das ocorrências nacionais.

Dos dez municípios paulistas líderes do ranking de roubo e furto de veículos em 2003, seis são do Grande ABC. Oito da Região Metropolitana da Capital. Questiono então: O que há de tão vantajoso por aqui para tantas ocorrências? A resposta que deveria partir do governo não vem. Políticas para combater os crimes sequer são apresentadas. E as incógnitas perduram por anos e anos.

Se não bastasse a insegurança sentida por um indivíduo ao sair pelas ruas de São Paulo, ele ainda tem de pagar um alto preço para proteger o seu patrimônio. O valor do seguro de um automóvel para quem reside nas cidades do Grande ABC é estratosférico. Assim, a sociedade é mais uma vez penalizada. A falta de competência do governo em combater a criminalidade também afeta o bolso dos cidadãos.

Diante desses fatos, indico uma apuração minuciosa desta industria que gira em torno do roubo e furto de veículos. Como representante da sociedade proponho a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar possíveis envolvimentos de policiais, irregularidades cometidas por empresas de seguros, revendedores, recuperadoras de veículos e as atividades dos desmanches.

A sociedade merece uma resposta. Temos que enfrentar interesses particulares, incomodar os beneficiários desta industria suja e desumana.

Vanderlei Siraque é advogado, deputado estadual e membro da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa.


HOME

 

 

 

Fabio Taroda